Publicidade

Microsoft libera uso de passkeys em contas pessoais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Maio de 2024 às 13h59

Link copiado!

Unsplash/Franck
Unsplash/Franck
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou a liberação do suporte para passkeys em todas as contas pessoais. Após chegar aos clientes do Windows 11 no ano passado, as chaves de acesso poderão ser habilitadas em contas Microsoft em qualquer aparelho, incluindo sistemas Windows, Android e iOS.

O comunicado foi feito pelo vice-presidente corporativo de segurança, compliance e identidade da Microsoft, Vasu Jakkal, no blog oficial da companhia nesta quinta-feira (2). Segundo o executivo, a novidade é mais um passo na eliminação definitiva de senhas.

Passkeys em contas Microsoft

Continua após a publicidade

As passkeys, ou chaves de acesso, são um sistema de autenticação considerado mais seguro e que elimina a combinação de nome de usuário e senha para acessar sites e aplicativos.

“Com as chaves de acesso, em vez de criar, gerenciar, lembrar e inserir senhas, você acessa suas contas digitais da mesma forma que desbloqueia seu aparelho — geralmente com seu rosto, impressão digital ou PIN do dispositivo” resume o vice-presidente de segurança da Microsoft no comunicado.

A biometria individualizada torna as passkeys mais resistentes a ataques de phishing, já que essas chaves não podem ser roubadas com técnicas de engenharia social. “É dolorosamente claro que as senhas não são suficientes para proteger nossas vidas online. Não importa quão longa e complicada você crie sua senha, ou quantas vezes você a altere, ela ainda representa um risco”, diz o executivo.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

As passkeys funcionam de maneira diferente das senhas. Elas utilizam um par de chaves criptográficas — uma armazenada com segurança no aparelho, protegida por biometria ou PIN, e outra permanece com o aplicativo ou site para o qual você criou a chave de acesso.

“Como essa combinação de par de chaves é única, a sua passkey só funcionará no site ou aplicativo para o qual você a criou, portanto, você não pode ser enganado e fazer login em um site malicioso. É por isso que dizemos que as chaves de acesso são resistentes a phishing”, explica Vasu Jakkal.

Como criar a passkey em conta Microsoft

Junto com o comunicado sobre a liberação das passkeys para todas as contas, a Microsoft divulgou um guia para a criação das chaves. Para isso basta seguir os seguintes passos no aparelho de sua escolha:

Continua após a publicidade
  1. Abra o link aka.ms/addproof;
  2. Faça login com a conta Microsoft;
  3. Escolha entre biometra facial, impressão digital ou PIN;
  4. Siga as instruções para o tipo escolhido;
  5. Forneça um nome para chave de acesso.

Após criar a passkey, você poderá acessar sites e aplicativos da Microsoft com essa nova opção de login. A novidade já está disponível para desktop e navegadores pelo celular, e a companhia informa que as chaves também poderão ser utilizadas para apps da Microsoft em celulares dentro de algumas semanas.

O suporte às passkeys nas contas pessoais da Microsoft foi anunciado como parte da comemoração do Dia Mundial da Senha (5 de maio). Vale notar que o Google liberou o método de login que dispensa uso de senha nesse mesmo período do ano passado.