Publicidade

Microsoft estaria trabalhando em um Windows 11 SE

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2021 às 16h33

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft supostamente trabalha no Windows 11 SE, uma nova edição do seu sistema operacional focada em notebooks de entrada. Fontes inteiradas no assunto afirmam que a companhia desenvolve o software para embarcar computadores que concorrerão com Chromebooks, focados principalmente no mercado educacional.

O sistema operacional mais leve embarcaria um novo notebook da marca, que provavelmente faria parte da família Surface. O modelo, apelidado como “Tenjin” nos escritórios da Microsoft, seria construído em plástico e teria como processador um Intel Celeron N4120, 8 GB de RAM, um monitor de 11,6 polegadas na resolução 1366 x 768 (a mesma necessária para rodar o Windows 11 tradicional), portas USB-A e USB-C e uma entrada para fones de ouvido tradicional.

Continua após a publicidade

Quando fosse oficialmente lançado, o PC também carregaria o nome “SE” — e não há certeza sobre o que esse acrônimo significa. Acredita-se que o termo seja uma abreviação para “School Edition” ou “Student Edition, que em português significa “Edição Escolar” e “Edição de Estudantes”, respectivamente.

Windows 11 SE seria construído para estudantes

Pela proposta educativa, o Windows 11 SE seria uma versão “capada” do sistema operacional, mas equipada com ferramentas educativas fundamentais, como atalhos para os web apps do pacote estudantil do Microsoft 365. A edição alternativa também seria bem mais leve, tanto em processamento quanto em espaço tomado na memória interna.

Os rumores ainda são bem superficiais, mas não é a primeira vez que eles aparecem na web. Em junho, antes mesmo de ser apresentado oficialmente para o público, informações acerca do Windows 11 SE foram divulgadas pelo site XDA Developers, mas a MS não deu qualquer sinal sobre a versão alternativa durante o evento.

Continua após a publicidade

Windows já teve outras versões "leves"

Não é estranho, também, que a Microsoft desenvolva uma edição mais leve do Windows. Na geração anterior, algo semelhante aconteceu no Windows 10 S, uma versão secundária que usuários podiam ativar para economizar recursos do computador.

Sobre o Tenjin e o Windows 11 SE, mais informações devem surgir com o tempo. O notebook baratinho deve ser vendido por menos de US$ 549 (R$ 3.060, em conversão direta), preço do Surface Laptop Go, modelo compacto da linha de PCs da Microsoft.

Fonte: ArsTechnica, Windows Central