Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App leva dock do macOS à Área de trabalho do Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2022 às 12h45

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

Os usuários de macOS que migram para o Windows 11 até se sentem mais familiarizados com a nova Barra de Tarefas, mas falta um empurrãozinho para deixá-la totalmente a cara do sistema da Apple. O TaskbarXI, software atualmente em desenvolvimento, dá esse último passo na transformação visual da seção e faz do sistema da Microsoft quase uma cópia exata do SO rival.

O TaskbarXI reduz a Barra de Tarefas do Windows para uma bandeja simples, ocupada somente pelos ícones fixados nela ou de programas abertos naquele instante — igual acontece no macOS. Neste estilo, a seção dá mais espaço para exibir conteúdo da área de trabalho, sem que isso implique em ocultá-la inteiramente.

Continua após a publicidade

Embora forneça mais uma opção de customização para a Barra de Tarefas, o TaskbarXI não é tão versátil quanto o Start11, que permite modificar tanto a seção quanto o Menu Iniciar. Entretanto, diferente do rival mais completo, o projeto em desenvolvimento é gratuito para baixar.

Ainda em construção

Contudo, algumas coisas precisam melhorar: o TaskbarXI não tem interface gráfica pronta, não pode alterar a cor de fundo da Barra de Tarefas, muito menos modificar a posição dela para os lados ou parte superior da tela. Os usuários que experimentaram a ferramenta já cobram pela implementação desses recursos, então os desenvolvedores já devem trabalhar em atualizações.

Além disso, a modificação não está em seu mais polido funcionamento — e os programadores alertam que a versão atual é apenas para testes. Exibir programas preenchendo a tela inteira faz a Barra de Tarefas antiga voltar a aparecer e, para o TaskbarXI ser desativado, é necessário reiniciar o processo Explorer.

Continua após a publicidade

Ainda assim, é excelente que mais uma alternativa de customização esteja em desenvolvimento para o Windows 11, ao menos para os usuários que não abraçaram totalmente o novo visual do sistema. Se você gostou do TaskbarXI e quer experimentá-lo, entre no site oficial do projeto no GitHub.

Fonte: XDA Developers