Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores apps de Windows para você usar em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2022 às 12h00

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Windows/Unsplash)
(Imagem: Divulgação/Windows/Unsplash)

Para cada necessidade, existe um programa de computador que pode ajudar — ou quase isso. No Windows, dada a enorme popularidade do sistema, há uma série de ferramentas que podem ser baixadas tanto para cumprir tarefas específicas quanto para corrigir funções que o próprio SO não entrega com perfeição.

O Canaltech preparou uma lista de programas para Windows para facilitar a sua vida no início deste ano, esteja você caçando uma ferramenta nova para incrementar a experiência do computador ou procurando recursos para rechear o PC novo.

10. ScreenToGif

Continua após a publicidade

O ScreenToGif é um gravador de tela completinho capaz de criar GIFs com pouquíssimos cliques. O programa é uma ferramenta de código aberto, levíssimo (ocupa cerca de 6 MB) e com robustas opções de edição para montar cenas completas em alta qualidade no computador.

9. PhotoScape X

Continua após a publicidade

Editar imagens é uma necessidade do dia a dia para bastante gente, mas nem todo uso justifica a aquisição de um pacote da Adobe para usar o Photoshop — daí, surge o PhotoScape X. O software é um editor de fotos grátis para usar perfeito para fazer ajustes menores, como recortes, aplicação de filtros, calibragem de cores e até outras modificações interessantes.

8. TeamViewer

Continua após a publicidade

O TeamViewer permite acessar remotamente outros computadores pela internet. A ferramenta é especialmente útil para fazer manutenção de PCs à distância — basta baixar o módulo do programa na máquina, preencher as credenciais de acesso e pronto. Além disso, ele também possibilita controle pelo celular.

7. Boom 3D

Continua após a publicidade

Um equalizador de som robusto e intuitivo é o Boom 3D. O programa permite ajustar configurações de áudio do computador com facilidade, atendendo a demanda de usuários mais apegados à qualidade sonora que ainda não investiram em controladores dedicados, mas que gostam de deixar caixas de som e fones de ouvido (incluindo aqueles com drivers virtuais 7.1) calibrados para cada passatempo, como filmes, shows, reuniões e jogos.

6. Voicemeeter

Continua após a publicidade

O Voicemeeter é um mixer de áudio capaz de dividir entradas e saídas de som em diferentes canais. Útil principalmente para criadores de conteúdo, a ferramenta possibilita gravar jogatinas enquanto ouve músicas e narra o conteúdo pelo microfone, sem que essas três faixas se misturem, facilitando o processo de pós-produção.

5. EarTrumpet

Continua após a publicidade

Ainda falando de som, mas agora focando em usabilidade, existe o EarTrumpet. Trata-se de um programa que corrige uma das seções mais criticadas no Windows, o gerenciamento de áudio, trocando as opções básicas por um painel completo, segmentado por cada programa, acessível por um clique.

4. Vivaldi

Continua após a publicidade

Um dos navegadores menos famosos mas mais completos que existem por aí é o Vivaldi. O programa é extremamente robusto, customizável e oferece ferramentas que nem o Chrome tem e, melhor ainda: com foco em privacidade. O browser é atualizado frequentemente com funcionalidades inéditas tanto no PC quanto no celular Android.

3. GOG Galaxy 2.0

Continua após a publicidade

Gamers de PCs sabem muito bem como é se perder num computador lotado de plataformas diferentes para inicializar jogos, cada uma delas com um catálogo e lista de amigos diferente. Com o GOG Galaxy 2.0, essa bagunça não mais acontece, já que ele une todas as suas contas, jogos e contatos em um só lugar, incluindo títulos adquiridos no console.

2. VLC

Continua após a publicidade

O clássico VLC Media Player segue vivo e útil como sempre foi. O programa de código aberto é um reprodutor de arquivos multimídia extremamente versátil — um verdadeiro “tudo em um”. Com ele, o usuário pode consumir músicas, gravações, vídeos, filmes de forma descomplicada e sem precisar de um emaranhado de programas.

1. Start11

Continua após a publicidade

Para fechar a coletânea, o Start11 não poderia faltar. O programa abre um enorme leque de customização para o Menu Iniciar do Windows 11, permitindo adotar o visual que mais gostar, como o simples e funcional menu do Win 7, o robusto e informativo do Win 10 ou até o não tão amado design do Win 8.