Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Menu Iniciar do Windows 11 começa a mostrar anúncios

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Abril de 2024 às 11h40

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A Microsoft começou a apresentar anúncios variados no menu Iniciar do Windows 11 a partir da atualização KB5036980, que já pode ser acessada por todos os usuários do sistema operacional. As propagandas são de produtos presentes na Microsoft Store e têm como objetivo oferecer recomendações relevantes para as pessoas — ao menos na visão da própria Microsoft.

Anúncios na primeira página

Depois de atualizar o Windows 11 e abrir o menu Iniciar, é possível notar que além dos aplicativos usados comumente, agora há ícones com descrições de softwares que não estão instalados em sua máquina.

Continua após a publicidade

Ao clicar neles, você é levado para a loja digital e pode fazer o download do conteúdo se achar interessante. De acordo com as notas do update, “a seção de Recomendações do menu Iniciar mostrará alguns aplicativos da Microsoft Store. Esses aplicativos vêm de um pequeno conjunto de desenvolvedores selecionados”.

A empresa de Redmond já estava testando a função no começo de abril, mas agora decidiu liberar de vez — mas felizmente existe a opção de desativar a publicidade.

Como desativar anúncios no menu Iniciar do Windows 11

Continua após a publicidade

Se você não deseja conferir as recomendações da Microsoft Store sempre que abrir o menu Iniciar do sistema operacional, é só seguir este passo a passo para desabilitar o conteúdo.

  1. Abra as configurações do sistema;
  2. Selecione “Personalização” na barra lateral;
  3. Clique no botão “Iniciar”;
  4. Desative a opção “Mostrar recomendações para dicas, atalhos, novos aplicativos e muito mais”.

Por enquanto, a atualização KB5036980 é opcional, mas não seria de se surpreender caso a Microsoft decida empurrar a função em updates obrigatórios futuros.

Grande atualização vem aí

Continua após a publicidade

Falando em atualização, a Big Tech planeja para o segundo semestre deste ano o chamado 24H2, update essencial que pode trazer uma nova leva de recursos para os usuários. Mesmo sem muitas confirmações, é esperado que a nova versão do Windows 11 traga elementos com IA e o comando Sudo, usado para controlar ações e executar comandos nos hosts de destino.