Fall Creators Update está fazendo aplicativos sumirem no Windows 10

Por Redação | 23 de Outubro de 2017 às 12h09

A Microsoft lançou semana passada a mais recente atualização do Windows 10, denominada de Fall Creators Update. Com novidades que focam nos criadores de conteúdo, como o nome já deixa transparecer, a atualização está sendo liberada aos poucos para todos os usuários. Porém, algumas pessoas que já tiveram acesso a nova versão estão enfrentando alguns problemas após a instalação.

O principal deles consiste em relatos de que alguns aplicativos simplesmente desapareceram do sistema operacional após a atualização. Não é a primeira vez que a Microsoft enfrenta problemas com atualizações para o Windows 10.

Aplicativos do sistema como Calculadora, por exemplo, somem e impedem que os usuários consigam acessá-los seja pelo menu Iniciar, ou mesmo pela busca da Cortana. Porém, na tentativa de instalá-los novamente a Loja informa que o software já está instalado, sendo possível abri-los a partir de lá.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Microsoft ainda não corrigiu esses problemas de forma oficial e está recomendando que os usuários redefinam os aplicativos desaparecidos, ou ainda a completa desinstalação e posterior reinstalação dos mesmos.

Há ainda uma alternativa de correção, recomendada para usuários avançados, que é registrá-los novamente usando o PowerShell:

  • Digite PoweShell na busca da Cortana, e, nos resultados da pesquisa, clique com o botão direito para Executar como Administrador
  • Na janela do PowerShell, digite os seguintes comandos (pode demorar alguns minutos):
    • reg delete “HKCUSoftwareMicrosoftWindows NTCurrentVersionTileDataModelMigrationTileStore” /va /f
    • get-appxpackage -packageType bundle |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($_.installlocation + “appxmetadataappxbundlemanifest.xml”)}
    • $bundlefamilies = (get-appxpackage -packagetype Bundle).packagefamilyname
    • get-appxpackage -packagetype main |? {-not ($bundlefamilies -contains $_.packagefamilyname)} |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($_.installlocation + “appxmanifest.xml”)}
  • Uma vez que os comandos do PowerShell são concluídos, os aplicativos devem aparecer na lista de todos os apps e podem ser fixados no menu Iniciar.

A Microsoft, contudo, não garante que as soluções trarão de volta todos os aplicativos perdidos. Sendo o seu caso, resta esperar por um patch corretivo para solucionar o problema de forma oficial.

Fonte: MSPowerUser

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.