Publicidade

Fall Creators Update para o Windows 10 já está disponível

Por| 18 de Outubro de 2017 às 10h55

Link copiado!

Fall Creators Update para o Windows 10 já está disponível
Fall Creators Update para o Windows 10 já está disponível

É hora de atualizar o Windows 10 mais uma vez. Nesta terça-feira (17), a Microsoft lançou o aguardado Fall Creators Update, nova versão do sistema operacional que, como o nome já diz, foca suas novidades nos usuários criativos ou que utilizam a plataforma para criação de conteúdo. O grande destaque da edição é a chegada da “realidade mista”, misturando as categorias virtual e aumentada dessa tecnologia.

O suporte a headsets que fazem uso desse recurso fica disponível para todos os usuários que realizarem a atualização. Com isso, a empresa quer facilitar o uso desse tipo de dispositivo, aumentando a integração entre diferentes computadores e também facilitando o desenvolvimento e implementação. É possível, por exemplo, visualizar a realidade aumentada a partir de webcams comuns até utilizar recursos desse tipo em aparelhos de alta complexidade e valor.

Com o Fall Creators Update, a Microsoft também solidifica a parceria com nomes como Acer, Dell e HP, todas com lançamentos de headsets voltados especificamente para essa tecnologia. No Brasil, por exemplo, é lançado nesta semana o Lenovo Explorer, que custa R$ 2.499 e traz sensores embutidos nos próprios óculos, facilitando a instalação e uso sem a necessidade de componentes externos, que precisam ser espalhados pela sala.

A nova atualização do Windows 10 deposita boa parte de suas fichas no potencial gráfico e isso se traduz de diferentes maneiras. Chega a todos os usuários, por exemplo, o Paint 3D, permitindo que qualquer um crie objetos tridimensionais de forma simples, com importação e exportação para e a partir de softwares do pacote Office e capacidades de animação diretamente no aplicativo. Eles também podem ser transportados para o mundo real por meio dos sistemas de “realidade mista”.

Continua após a publicidade

Esse potencial de criação também aparece no aplicativo de Fotos, com a criação de colagens, apresentações e outros se tornando mais simples. Com alguns cliques, os usuários poderão transformar as memórias de uma viagem, por exemplo, em uma exibição complexa, com direito a transições, trilha sonora e, novamente, efeitos tridimensionais. Mais uma vez, a promessa é que fazer isso será simples e rápido.

Temos ainda as atualizações de visual, como parte do novo conceito de Fluent Design, da Microsoft. A partir da nova atualização, janelas passam a ter elementos transparentes e transições mais interessantes, de forma a não apenas gerar um resultado mais bonito, mas também facilitar a utilização e localização de itens no sistema operacional.

Nos jogos, também temos novidades. A Microsoft está adicionando novidades ao aplicativo do Mixer voltadas especificamente para quem assiste grandes transmissões de eSports, e realizando mudanças no Modo Jogo, incrementando ainda mais a otimização dos games de acordo com cada hardware e os recursos disponíveis.

Continua após a publicidade

Por fim, temos outras pequenas adições, como a possibilidade nativa de fazer anotações sobre qualquer arquivo PDF, melhorias no recurso de localização da caneta stylus vinculada ao computador e incrementos na tecnologia de sincronização de abas, trabalhos e outros entre diferentes dispositivos, por meio do Microsoft Edge e outros apps compatíveis. A Microsoft também melhorou algumas opções de acessibilidade e adicionou outras, como uma que permite a utilização do Windows 10 somente com o olhar.

Além das correções de bugs e melhorias de performance que sempre acompanham atualizações desse tipo, a Microsoft também deu atenção à segurança, incrementando o sistema de permissões. Agora, como nos smartphones, os usuários serão levados a darem, expressamente, a autorização para aplicativos que estiverem tentando acessar recursos como câmeras e microfone. Antes, essa anuência era dada de forma implícita, com a plataforma entendendo o download como tal.

O Fall Creators Update já está disponível, gratuitamente, para todos os usuários. A atualização pode ser feita diretamente pela internet, a partir do próprio assistente do sistema operacional. Opções que utilizam drives USB ou permitem a criação de mídia também estão disponíveis.