Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explorador de Arquivos agora tem navegação em abas no Windows 11

Por| 18 de Outubro de 2022 às 16h49

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Depois de anos de espera, finalmente o Explorador de Arquivos do Windows 11 agora conta com navegação em abas. A atualização que traz o gerenciador de arquivos nativo da Microsoft para o século 21 começou a ser distribuída hoje e deve chegar gradativamente ao longo das próximas semanas a todos os usuários da mais recente versão do sistema.

Segundo a própria Microsoft, a novidade tem como objetivo “permitir que você organize arquivos e alterne entre pastas com facilidade”. O recurso funciona tal qual a estrutura de praticamente todos os navegadores da atualidade, ou seja, permite que você abra uma nova pasta em uma nova aba dentro da mesma janela, deixando o ambiente mais organizado e facilitando a movimentação de arquivos entre diretórios.

Continua após a publicidade

Barra de tarefas incrementada

Como nem só de Explorador de Arquivos vive o Windows 11, a Microsoft anunciou também a chegada de mais recursos ao sistema. Dois destaques estão na Barra de tarefas, que agora conta com um menu compacto/flutuante para abrir ícones de janelas abertas e de programas fixados, como mostra a imagem abaixo.

Além disso, agora, ao clicar com o botão direito do mouse sobre a Barra, é possível ver um menu com duas opções: as configurações da Barra e também um atalho para o Gerenciador de Tarefas, conforme antecipado recentemente.

Continua após a publicidade

Ações sugeridas

Outra novidade da atualização do Windows 11 é uma função chamada “Ações sugeridas”, que, como o nome sugere, indica alguma ação conforme você seleciona conteúdo na tela. O sistema consegue identificar, por exemplo, quando você usa o cursor para selecionar um número de telefone ou uma data, e sugere opções como o Skype para realizar uma ligação ou a Agenda para marcar algum compromisso.

Mais novidades

Continua após a publicidade

Completam as principais novidades do sistema a opção de compartilhar o mesmo arquivo para mais de um dispositivo ao mesmo tempo por meio do Compartilhar entre dispositivos, e também mais opções de organização de arquivos na galeria de imagens do aplicativo Fotos — esta novidade chega apenas no fim de outubro.

Segundo a Microsoft, as novidades estão presentes na atualização 22h2 do Windows 11 e começam a ser distribuídas a partir de hoje por meio de um update opcional. Todos os novos recursos serão amplamente distribuídos aos usuários até o fim de novembro deste ano.