Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Especialista diz que ainda é cedo para migrar para o Windows 11; saiba por quê

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Outubro de 2021 às 11h21

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 pode ser um pacote tentador de novidades e adições extremamente valiosas para a rotina (além de ter um visual bem moderninho), mas ele está cheio de bugs. Diferente do antecessor, extremamente robusto e familiar para usuários, ainda parede ter muito para amadurecer — e, para especialistas, é melhor esperar um tempo antes de atualizar o computador.

A empresa de consultoria Gartner recomendou que seus clientes não migrem de imediato para o Windows 11 (se ainda não tiverem feito isso). A companhia sugere esperar e analisar o novo sistema operacional, avaliando os benefícios e riscos de se adotá-lo PC, especialmente em máquinas corporativas.

Continua após a publicidade

O vice-presidente de pesquisa da Gartner, Stephen Kleynhans, é bem reticente quanto ao novo SO. “Todas as capacidades [do Windows 11] poderiam ter sido lançadas como uma nova atualização do Windows 10”, pontuou o executivo. Para ele, o nome “Windows 11” foi criado apenas para chamar a atenção dos usuários.

Para empresas, o momento é de cautela

Companhias e seus funcionários podem se sentir tentados a trocar de sistema operacional, mas, para Kleynhans, é preciso pensar antes de migrar. “Empresas deveriam fazer pequenas experimentações em 2022 com o Windows 11 21H2 [a primeira versão do sistema], para criar familiaridade com a nova interface e entender o potencial impacto nos usuários”, diz o executivo.

O analista acrescenta também que é importante avaliar a migração para o Windows 11 com a mesma seriedade quanto foi para o Windows 10 e anteriores. No mais, a perspectiva de Kleynhans é de que o novo SO estará em apenas 10% dos computadores até 2023. Para efeito de comparação, o Win 7 ainda está presente em pelo menos 100 milhões de PCs no mundo inteiro, mesmo com mais de 10 anos no mercado e já sem suporte oficial.

Continua após a publicidade

Uma virada importante para o Windows

Apesar da jogada de ser uma potencial jogada de marketing para divulgar a plataforma, Kleynhans não descarta a importância do Windows 11 para o mercado. “Uma nova versão do sistema operacional atua como um ponto de encontro para a indústria — algo que estava faltando desde o lançamento do Windows 10, há seis anos”, acrescentou o executivo.

Fazendo uma análise fria, é possível encarar a troca de nome do sistema operacional como uma estratégia de valor. Com o novo nome, a Microsoft criou uma oportunidade de "estabelecer uma base mais moderna" de sistemas operacionais enquanto não interfere no funcionamento do Windows 10.

Continua após a publicidade

Neste período, em vez de pensar em formas de trocar de sistema operacional em uma empresa inteira, seria mais interessante planejar os preparativos para uma manutenção mais elaborada. A inclusão de softwares para gerenciamento de endpoints unificado, crucial para otimizar a manutenção de computadores em grande escala, deveria ser tratada como prioridade de "curto prazo", com implementação antes da migração de SO.

Fonte: The Register