Ele ainda vive! Windows 7 roda em pelo menos 100 milhões de PCs no mundo

Ele ainda vive! Windows 7 roda em pelo menos 100 milhões de PCs no mundo

Por Felipe Ribeiro | 07 de Janeiro de 2021 às 11h35

Após ter seu suporte encerrado pela Microsoft início de 2020, o Windows 7 ainda segue vivo nos computadores pelo mundo. De acordo com análise do pessoal do ZDNet, ao menos 100 milhões de máquinas ainda rodam o sistema operacional, o que representaria algo na casa dos 10% dos PCs.

A análise do percentual de participação do Windows 7 pode ser vista por vários ângulos. Muito embora seja difícil precisar quantas máquinas ainda rodam o sistema, o fato de muitas pessoas terem reutilizado PCs antigos com ele de vido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode ter contribuído para um boom em 2020.

De todo modo, a leitura dos dados é simples. A Microsoft já chegou a dizer que existem 1,5 bilhão de usuários de Windows no mundo. Se usarmos a porcentagem mostrada pelo ZDNet, o número de computadores com Windows 7 seria ainda maior, mas, levando em conta as diferentes métricas, é plausível dizer que 100 milhões de usuários do SO ainda estejam ativos. Além disso, com o aumento nas vendas de computadores em 2020, é provável que essa porcentagem caia ainda mais em 2021.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ainda segundo a análise, o Programa de Análise Digital do Governo dos Estados Unidos conseguiu detectar a origem dos acessos a sites no país. Em 2019, 18,9% dos computadores tinham como sistema operacional o Windows 7, enquanto 75,8% estavam sob a batuta do Windows 10. Já em 2020, essa porcentagem caiu para 8,5%, enquanto o Windows 10 subiu para 87,8%. O extinto Windows 8x teve números inexpressivos em ambas amostras.

Lançado em julho de 2009, o Windows 7 foi um dos mais populares e elogiados sistemas operacionais já feitos pela Microsoft. O fim do seu suporte ocorreu há quase um ano, mais precisamente no dia 14 de janeiro de 2020.

Fonte: The Verge, ZDNet

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.