Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Erro impede que PCs compatíveis atualizem para o Windows 11; saiba o que fazer

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Outubro de 2021 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Quando o aplicativo Verificação de Integridade do PC foi lançado, ele tinha um problema: o diagnóstico de compatibilidade, além de nada objetivo, às vezes apresentava alarmes falsos quanto à incompatibilidade do PC com o Windows 11 — a confusão foi tanta que o app chegou a ser colocado na gaveta por um tempo. Agora, a avaliação automática incluída no Windows Update também parece estar com um problema parecido.

A verificação de compatibilidade do Windows Update basicamente incorpora ao Windows 10 a funcionalidade do aplicativo individual, poupando o usuário de baixar um programa para fazer um único teste. Além disso, o recurso também serviria para dar a certeza de que o computador está na fila de espera da atualização — que pode chegar até meados de 2022.

Continua após a publicidade

Contudo, alguns usuários têm encontrado uma inconsistência no diagnóstico da ferramenta nativa de update: enquanto o Verificação de Integridade do PC entrega um resultado positivo acerca do suporte, o Windows Update diz o contrário e não dá mais informações. Nem reiniciar nem procurar por atualizações resolve o problema, segundo os relatos.

O pior dessa situação é que, apesar de estar positivo para o programa opcional, é o Windows Update que dita se a máquina está ou não na fila de espera para a atualização. Portanto, se ela diz que o PC não é elegível, nem meses de espera fariam o Windows 11 ficar disponível para download.

Felizmente, uma solução para o problema já está em desenvolvimento. Segundo o site Windows Latest, a Microsoft confirmou que o problema é conhecido, e já está sendo investigado para logo ter uma solução definitiva. A MS pede também que a comunidade colabore dando os próprios relatos sobre o problema no Hub de Comentários (disponível para download na Microsoft Store).

O que fazer por enquanto?

Continua após a publicidade

Enquanto a atualização da Microsoft não vem, a única solução para migrar seu computador compatível para o Windows 11 é realizando uma instalação limpa, do zero. O inconveniente aqui é que o processo apaga todos os seus arquivos e as configurações usadas no Windows 10, o que pode ser um transtorno (ou, no mínimo, obrigar você a realizar um backup de seus dados antes de realizar o processo).

Começo tumultuado para o Windows 11

Quando o sistema foi apresentado, os requerimentos chamaram a atenção por certos ineditismos: a exigência de ter um chip TPM 2.0 e a inicialização segura ativados implica que boa parte dos usuários vá até às configurações de BIOS do próprio computador e habilitem as funcionalidades — missão essa que não é simples para quem não é ligado em informática.

Continua após a publicidade

Daí, o app Verificação de Integridade do PC só piorou a situação. Foi por causa dele e o diagnóstico raso que muita gente se viu na obrigação de comprar um computador novo. Ciente do problema, a Microsoft trabalhou numa solução, e até atendeu bem às necessidades anteriores ao lançamento.

Agora, porém, a marca precisa tanto encarar a expectativa de usuários como também a pressa para adotar o novo sistema. No entanto, bugs, erros e essa inconsistência do Windows Update desencorajam a migração para o novo sistema operacional — e talvez a melhor opção para o momento seja realmente esperar até a poeira abaixar.

Fonte: Windows Latest