Windows 10 vai avisar se um PC é compatível com o Windows 11; saiba como

Windows 10 vai avisar se um PC é compatível com o Windows 11; saiba como

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Agosto de 2021 às 09h04
Alveni Lisboa/Canaltech

Os requisitos mínimos do Windows 11 são um assunto bem tumultuado para a Microsoft atualmente e uma das perguntas mais recorrentes é: o meu computador consegue rodar o Windows 11? Para sanar a dúvida, os usuários podem recorrer ao app Verificação de compatibilidade do PC, contudo, ao que sugere uma versão de testes do Windows 10, o próprio mecanismo de atualização do sistema — Windows Update — também servirá a esse propósito.

Enquanto o aplicativo dá um diagnóstico preciso sobre a compatibilidade (ou o que causa a falta dela), o Windows Update informa se o PC está pronto para o Win 11 de forma breve. Se os componentes necessários forem detectados, o seguinte texto aparecerá na seção:

“Boas notícias: seu computador atende aos requisitos mínimos de sistema para o Windows 11. O período de disponibilidade pode variar à medida que o deixamos pronto para você. Observação: alguns recursos do Windows 10 não estão disponíveis no Windows 11. Alguns aplicativos e funções podem ter demandas adicionais.”

O aviso de compatibilidade foi adicionado à direita das informações de atualização do Windows Update (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Ao que sugere o site Windows Latest, que primeiro divulgou esta novidade, esse alerta aparece para membros do programa Windows Insider que testam prévias de atualizações do Windows 10. Junto da mensagem, a MS anexou links para artigos e notícias relacionadas ao novo SO.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A novidade não é tão boa quanto o aplicativo próprio da Microsoft, mas é eficiente o bastante para deixar usuários do Windows 10 tranquilos sobre a compatibilidade do PC sem que precisem abrir o app dedicado para isso. Não está claro, entretanto, se o aviso é um recurso em testes que eventualmente chegará ao público geral ou se é só uma forma da encontrada MS para incentivar a migração de testadores para canais da próxima versão do sistema.

O Windows 11 ainda não tem data de lançamento, mas é bem provável que ele chegue em outubro deste ano, inicialmente em computadores novos. A atualização para quem deseja migrar do Windows 10 deve ser liberada somente em 2022. Para testá-lo de forma oficial, é necessário se cadastrar com sua conta Microsoft no programa Windows Insider.

Fonte: Windows Latest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.