Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desenvolvedores criam imagem ISO do Windows 11 de apenas 100 MB

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Janeiro de 2024 às 16h04

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash

O time de desenvolvedores conhecido como NTDEV realizou um feito incrível ao reduzir o Windows 11 em uma versão somente texto com um arquivo ISO de instalação de apenas 100 MB. Apesar de não apresentar a interface gráfica nem as aplicações nativas do sistema operacional da Microsoft, o resultado ainda é funcional em sua essência e permite a realização de múltiplas tarefas.

De acordo com a equipe NTDEV, essa “versão DOS” do Windows 11 possui apenas quatro pastas (e pelo menos mais uma em modo oculto) e ocupa cerca de 1,9 GB após a instalação.

Em comparação, o tamanho do arquivo de download para realizar a atualização do Windows 10 para o Windows 11 é de 3,5 GB, e é necessário ter 64 GB de espaço livre. Já a instalação do Windows 11 por um arquivo ISO padrão exige 25 GB de espaço livre no computador.

Continua após a publicidade

Menor que o Tiny11

A equipe NTDEV é a mesma responsável pelo Tiny11, a versão “lite” não oficial do Windows 11, lançada em fevereiro do ano passado e que exigia apenas 8 GB de armazenamento interno.

O Tiny11 ainda oferecia ao público a interface gráfica do sistema operacional e algumas ferramentas básicas: o Menu Iniciar e a bandeja de widgets estavam presentes, bem como alguns aplicativos como Calculadora, Paint e Bloco de Notas — mas não o navegador Edge.

Já a nova versão reduzida do Windows 11 funciona apenas através de texto, o que explica o tamanho minúsculo do arquivo ISO e do espaço ocupado após a instalação.

O time NTDEV destaca que essa adaptação possui falhas, especialmente em relação à lentidão do sistema. Mas, apesar de não contar com interface gráfica ou funções avançadas, ela ainda executa tarefas básicas.

De acordo com os desenvolvedores, o objetivo de criar essa versão mínima do Windows 11 não é ter uma utilidade prática, mas servir como um experimento sobre como manter um sistema operacional funcional mesmo após retirar grande parte dos seus recursos.

A equipe não disponibilizou uma ISO de instalação dessa versão, mas publicou um vídeo no qual mostra a execução do Windows 11 reduzido. De acordo com o material, essa adaptação foi chamada de “Min Wins”.

Continua após a publicidade

Além do Min Wins e do Tiny11, o time NTDEV também criou o Live11 — uma versão de 4 GB do Windows 11 que roda a partir da memória RAM do PC e pode ser carregada a partir de um pendrive ou de um DVD.