Publicidade

Como formatar o Windows 10 | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Fevereiro de 2024 às 11h30

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash

É possível formatar o computador com Windows 10 e apagar todos os arquivos pelas configurações do sistema operacional. Além de agilizar, o processo para restaurar o PC garante que qualquer pessoa realize o procedimento mesmo sem ter conhecimentos técnicos ou a mídia de instalação.

A formatação ajuda a resolver problemas e consiste em reinstalar o sistema operacional ou reverter o PC ao estado da compra. Por isso, é recomendável fazer um backup para evitar perda de dados e criar um pendrive bootável do Windows para recuperar o sistema em caso de problemas.

Como formatar o Windows 10

Continua após a publicidade

Ao recuperar o computador, o Windows vai oferecer duas opções: “Download da nuvem”, que requer conexão com a internet e faz o download de uma imagem do Windows 10, e “Reinstalação local”, que utiliza os arquivos do PC para realizar o processo de restauração.

Você também pode manter os seus arquivos ou apagar todas as informações caso vá vender, doar ou reciclar o computador. Veja como formatar o Windows 10 no passo a passo a seguir:

  1. Abra as configurações do Windows no menu Iniciar;
  2. Clique em “Atualização e Segurança”;
  3. Acesse a aba “Recuperação”;
  4. Em “Restaurar o PC”, pressione o botão “Começar agora”;
  5. Selecione a opção “Manter meus arquivos” ou “Remover tudo”;
  6. Escolha entre “Download da nuvem” e “Reinstalação local”;
  7. Clique em “Avançar”;
  8. Confirme as suas escolhas em “Restaurar”.
Continua após a publicidade

A restauração será iniciada logo na sequência e pode demorar a ser concluída. Além disso, o computador será reiniciado automaticamente durante a recuperação do sistema operacional.

Dá para fazer uma instalação limpa do Windows 10?

Sim. Você consegue baixar e instalar o Windows 10 gratuitamente com o auxílio de uma mídia de instalação em um pendrive ou DVD. Todavia, este procedimento não retira a necessidade de ter uma chave de produto original e de ativar o sistema operacional após a instalação.