Publicidade

Como deixar o PC mais rápido | 7 dicas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Janeiro de 2024 às 11h15

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash

Para resolver problemas de lentidão e falhas de sistema no computador, é possível realizar ajustes nas configurações nativas do Windows para deixar o PC mais rápido e com melhor desempenho.

As soluções incluem ações simples como desativar efeitos visuais e encerrar aplicativos executados em segundo plano. As dicas a seguir valem para Windows 11 e versões anteriores do sistema operacional da Microsoft.

7 dicas para deixar o PC mais rápido

Continua após a publicidade

Os ajustes para deixar o PC mais rápido podem ser realizados dentro das “Configurações” do Windows ou do “Painel de Controle”. Veja as ações que você pode executar com segurança em seu computador:

1. Desativar apps inicializados com o Windows

Alguns aplicativos são configurados para iniciar automaticamente com o Windows, o que pode retardar o processo de inicialização. Para resolver a lentidão ao ligar o computador, você pode definir quais apps serão ou não acionados junto com o sistema operacional.

  1. Abra as “Configurações” do Windows;
  2. Acesse “Aplicativos”;
  3. Entre em “Inicialização”;
  4. Ative ou desative os aplicativos iniciados automaticamente.
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Dentro dessa seção, o Windows informa quais aplicativos têm maior impacto no processo de inicialização — o que pode servir de referência sobre quais desativar.

2. Desativar aplicativos em segundo plano

Executar várias tarefas simultâneas pode fazer com que o computador fique lento e trave com mais frequência. Para contornar essa situação, é possível gerenciar os processos que são executados em segundo plano para otimizar recursos e melhorar a capacidade de processamento do PC.

Continua após a publicidade
  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefa;
  2. Entre na aba "Processos" para ver os aplicativos e processos em execução;
  3. Clique com o botão direito no(s) aplicativo(s) que deseja desativar;
  4. Selecione "Finalizar Tarefa".

Ao realizar essa operação, tenha certeza de finalizar apenas tarefas conhecidas para não correr o risco de encerrar processos vitais para a execução do sistema.

3. Desativar efeitos visuais

Continua após a publicidade

Efeitos visuais como animações e de transparência podem tornar a experiência de navegação no Windows mais agradável, mas há um custo de processamento pelo computador. Como alternativa para melhorar o desempenho do PC, você pode gerenciar quais efeitos manter em uso.

  1. Abra as “Configurações” do Windows;
  2. Entre em “Acessibilidade”;
  3. Acesse “Efeitos visuais”;
  4. Desative os efeitos de animação ou de transparência.

Em versões anteriores ao Windows 11, os recursos visuais e gráficos podem ser configurados dentro de Sistema > Exibição > Configurações avançadas de exibição.

Continua após a publicidade

4. Personalizar plano de energia

O Windows oferece opções de plano de energia para obter um melhor desempenho do computador, com uma série de configurações do sistema como brilho de vídeo e suspensão. Dentro do “Painel de controle”, você pode escolher entre um plano de alto desempenho ou equilibrado.

  1. Abra o “Painel de Controle” do Windows;
  2. Entre na categoria “Hardware e sons”;
  3. Clique em “Opções de Energia”;
  4. Escolha um plano de energia.
Continua após a publicidade

Também é possível personalizar cada modo de energia com ajustes extras dentro das “Configurações” do Windows em Sistema > Energia e bateria.

5. Ativar sensor de armazenamento

O sensor de armazenamento é um recurso do sistema para limpar arquivos temporários quando há pouco espaço em disco e proporcionar o melhor desempenho possível. É possível configurar uma periodicidade para a execução do sensor e definir a exclusão de arquivos da lixeira e da pasta “Meus Downloads” após um período de inatividade.

  1. Abra as “Configurações” do Windows;
  2. Acesse a aba “Sistema”;
  3. Entre em “Armazenamento”;
  4. Clique em “Sensor de armazenamento”;
  5. Ative o recurso.
Continua após a publicidade

O sensor de armazenamento também pode liberar espaço com a remoção de conteúdo local não utilizado de serviços de backup na nuvem.

6. Ativar o modo de jogo

O Windows oferece ainda um modo de jogo para desativar a execução de tarefas em segundo plano e priorizar a experiência de jogo no computador. Além disso, essa opção ajuda a obter uma taxa de quadros mais estável, de acordo com o título e as configurações possíveis do sistema.

Continua após a publicidade
  1. Abra as “Configurações” do Windows;
  2. Entre na aba de “Jogos”;
  3. Clique na opção “Modo de jogo”;
  4. Ative o recurso.

Vale notar que o “Modo de jogo” impede que o Windows Update execute instalações de driver e envie notificações de reinicialização.

7. Manter o Windows atualizado

Continua após a publicidade

Por fim, é importante manter o seu sistema operacional sempre atualizado para corrigir bugs e erros que podem prejudicar o desempenho do computador. Você pode conferir a disponibilidade de atualizações com a ferramenta Windows Update.

  1. Abra as “Configurações” do Windows;
  2. Acesse “Windows Update”;
  3. Clique em “Verificar se há atualizações”;
  4. Se tiver update disponível, opte por “Baixar e instalar”.

Caso precise trocar peças e componentes para melhorar o desempenho da sua máquina, veja como deixar um computador antigo mais rápido.