Publicidade

Bug faz Microsoft suspender atualização do Windows 11 em alguns PCs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2022 às 17h06

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Microsoft

Menos de 10 dias após o lançamento, a Microsoft precisou interromper a distribuição do Windows 11 2022 (versão 22H2) para alguns usuários devido a problemas de compatibilidade com impressoras. A falha impede o funcionamento correto de certos modelos em PCs rodando o Windows 11.

As impressoras que usam o Microsoft IPP Class Driver ou Universal Print Class Driver podem apresentar problemas de conectividade com o computador após a instalação da versão recente. Esses dispositivos exigem conectividade para o reconhecimento do conjunto de configurações, caso contrário funcionam apenas no modo padrão.

Continua após a publicidade

Na prática, as pessoas ainda conseguem imprimir, mas não podem alterar configurações para fazer impressão colorida, frente e verso, em tamanhos diferentes, entre outros ajustes. Essa é uma falha grave que praticamente inviabiliza o uso em empresas ou para quem lida com arquivos impressos de modo personalizado.

A Microsoft já trabalha em uma correção para solucionar o problema. A suspensão das atualizações em computadores que possuem impressoras com os drivers afetados ocorreu para que mais gente não seja prejudicada. Essas máquinas não poderão identificar a atualização 22H2 por meio do Windows Update, justamente para não piorar a situação.

Bug da impressora no Windows 11

Quem estiver disposto a abrir mão da impressora, deverá desinstalar os drivers, remover o acessório do PC e aguardar até 48 horas para tentar atualizar o software. É muito trabalho para algo pensado para o bem-estar do cliente, mas você pode fazê-lo se não quiser aguardar a solução definitiva.

Continua após a publicidade

Usuários que atualizaram antes do bloqueio e estão passando pelo problema devem desinstalar a atualização. Algumas pessoas alegam ter solucionado a falha apenas removendo os drivers e reinstalando a impressora, mas isso pode não ser eficaz para todos.

O update Windows 11 2022 é considerado o mais importante desde o lançamento do sistema operacional, em 2021. Trata-se de uma mega atualização para renovar o visual, adicionar novas ferramentas e recursos, bem como expandir a compatibilidade do Subsistema do Android para mais locais, incluindo o Brasil.

Há pouco mais de um mês, a Microsoft liberou uma correção para um bug envolvendo impressoras ligadas via USB. A ferramenta de impressão do sistema apresentava problemas quando o dispositivo for reiniciado. Nas notas de atualização, a Microsoft não entrou em detalhes sobre o problema, mas disse ter resolvido.