Publicidade

Atualização do Windows causa bug em placas de vídeo da Nvidia

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Setembro de 2022 às 15h19

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Nvidia

A atualização 22H2 do Windows 11 nem chegou direito, mas já está causando problemas para quem usa placas de vídeo da Nvidia. Os fóruns de suporte da fabricante e da Microsoft receberam uma enxurrada de reclamações nas últimas horas sobre bugs iniciados após a instalação.

Muitos jogos começaram a apresentar um desempenho abaixo do esperado, com travamentos e quedas de frames. O problema está aparentemente relacionado a uma trava aplicada ao uso do processador, que deixa de ser totalmente utilizado durante a reprodução de jogos.

Continua após a publicidade

No Reddit, um usuário fez um teste e descobriu que o processador utiliza 80% da sua capacidade para rodar um game. Após a atualização, a utilização ficou cravada em apenas 5%, causando os problemas de desempenho.

A parte curiosa é que a falha parece só afetar quem usa placas gráficas da Nvidia, já que os donos de placas da AMD não relataram problemas. Mas o mesmo não ocorre com processadores da Intel e AMD, porque ambos parecem ser afetados, independentemente do modelo.

O que causa o problema?

Isso pode indicar algum problema associado aos drivers das placas de vídeo Nvidia, sem relação com o processador em si. Algum tipo de conflito ocorre entre novos recursos do sistema e os drivers, responsáveis por controlar o uso do processamento para otimizar a performance em games.

Continua após a publicidade

A Nvidia confirmou que trabalha em parceria com os desenvolvedores do Windows para encontrar uma solução. Até o momento, a melhor indicação para quem tem placas GeForce é não migrar para a versão mais recente do SO.

A solução momentânea é reverter o Windows 11 para antes da atualização 22H2. O sistema da Microsoft costuma criar um backup de segurança antes de aplicar grandes atualizações como essa, então você não deve ter problemas em retroceder.