Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 ganha novo aplicativo de fotos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2022 às 10h13

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O aplicativo Fotos, do Windows 11, deve passar por um processo de renovação visual importante. O programa foi reformulado em 2020 pela Microsoft para a chegada impactante do novo Windows, mas ainda deve receber mais recursos.

O novo software muda completamente o modo de visualização da galeria. As pastas e menus ficam posicionados no canto superior esquerdo, em um layout parecido com o Explorador de Arquivos. Isso dá um toque de familiaridade ao programa e ainda facilita a localização e o gerenciamento das mídias.

Continua após a publicidade

Sob o aspecto visual, o programa herda elementos de design do Windows 11, como a barra lateral, os cantos arredondados e os efeitos de transparência. A integração com o OneDrive mostra uma barra na parte inferior que mostra quanto espaço ainda está disponível e o progresso da transferência de arquivos. O ícone de nuvem também está presente para diferenciar as fotos salvas no serviço das gravadas apenas no dispositivo.

Lembranças em fotos e vídeos

As recordações, popular recurso do Google Fotos, também dão as caras no novo "Fotos". Uma inteligência artificial deve reunir fotografias com as mesmas características para exibi-las como Stories, ajudando a relembrar viagens, festas ou momentos de descontração do passado.

Continua após a publicidade

Para tornar a experiência mais moderna, o aplicativo de fotos terá novos modos de visualização com múltiplas janelas. Agora, você poderá importar e gerenciar fotos de celulares pelo software, sem precisar abrir a galeria do aparelho, graças ao sistema de integração.

Há, no entanto, uma ausência que algumas pessoas podem sentir: a remoção do editor de fotos e vídeos embutido. Esse recurso era usado por quem precisava fazer cortes ou ajustes simples, sem depender dos editores mais complexos. Com a chegada do Clipchamp ao Windows 11, o aplicativo Fotos simplesmente excluiu isso para dar ênfase ao novo — embora você ainda possa baixar o Microsoft Photos Legacy e usá-lo como uma alternativa.

Quando chega o aplicativo "Fotos"?

O novo app está disponível para alguns testadores do Windows Insider, no canal Dev, por meio da atualização 2022.31090.16004.0. Ainda não está claro se esta será uma versão oficial ou se mais modificações serão feitas, mas é interessante notar a evolução do programa. Os testadores poderão enviar o feedback com impressões para os desenvolvedores da Microsoft.

Continua após a publicidade

Possivelmente ele será distribuído como uma atualização separada no futuro, inserido como um complemento. O visual 2020 do Fotos já foi aprovado por muita gente e mudá-lo agora pode deixar as pessoas um tanto confusas com tantas alterações em tão pouco tempo.

A Microsoft está liberando uma imensa atualização do Windows 11 para os usuários estáveis nesta semana. É um pacotão de novidades que deve finalmente entregar muitos dos ajustes prometidos ainda no lançamento do sistema operacional, como o subsistema do Android para Windows no Brasil, as guias em janelas do Explorador de Arquivos e o uso de pastas no Menu Iniciar.