Aprenda a desativar o compartilhamento de senhas Wi-Fi no Windows 10

Por Sérgio Oliveira

O Windows 10 está aí repleto de funcionalidades e recursos interessantes e igualmente polêmicos. Além da barra de pesquisa do Bing, que coleta todo e qualquer termo inserido ali, há as atualizações automáticas obrigatórias e, por fim, o compartilhamento de senhas de redes Wi-Fi com contatos e amigos do Facebook, Skype e Outlook.com.

Embora o recurso só funcione quando alguém está próximo de você e tenta se conectar à mesma rede Wi-Fi em que você está conectado, ele chamou a atenção de especialistas em segurança e usuários mais precavidos com sua privacidade. Segundo eles, a comodidade de não ter que informar sua senha absurda de 30 e tantos caracteres não justifica a transmissão desses dados, e sabe-se lá de quais outros, para um contato, que pode ter sua máquina comprometida e acabar causando mais problema do você previa.

De toda forma, esteja você preocupado ou não com isso, é sempre bom saber o que deve ser feito para limar o funcionamento desse recurso no Windows 10. Portanto, se você está curioso ou preocupado com o bem-estar da sua rede doméstica e computador, aqui está como desativar o compartilhamento automático de senhas Wi-Fi no novo sistema da Microsoft.

Passo 1

Antes de tudo, você precisará acessar as configurações de rede do seu computador. Para isso, clique no menu Iniciar, selecione a opção "Configurações" e, em seguida, "Rede e Internet" e, finalmente, "Wi-Fi".

A tela de configurações de Rede e Internet possui várias seções, inclusive a de gerenciamento de conexões Wi-Fi

A tela de configurações de Rede e Internet possui várias seções, inclusive a de gerenciamento de conexões Wi-Fi (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2

Nesta janela, role as opções até encontrar "Gerenciar configurações de Wi-Fi", um pouco antes da seção "Configurações relacionadas". Clique sobre essa opção.

Role a janela até encontrar a opção de

Role a janela até encontrar a opção de "Gerenciar configurações de Wi-Fi", que é onde podemos configurar o compartilhamento de senhas de redes sem fio armazenadas no nosso computador (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Nesta janela de opções, você verá que, por padrão, o Windows 10 compartilha as informações de redes Wi-Fi cuja senha você possui armazenada no seu computador com seus contatos do Outlook, Skype e Facebook. De quebra, o serviço ainda acessa a sua localização.

Defina quem poderá receber tais configurações marcando ou desmarcando as caixinhas de seleção ao lado de cada opção.

Aqui você pode desativar o compartilhamento com todos os seus contatos e amigos ou apenas alguns deles. No exemplo, apenas os amigos do Facebook poderão receber as senhas de Wi-Fi armazenadas no computador

Aqui você pode desativar o compartilhamento com todos os seus contatos e amigos ou apenas alguns deles. No exemplo, apenas os amigos do Facebook poderão receber as senhas de Wi-Fi armazenadas no computador (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Perceba que ao fazer isso você impede que outras pessoas obtenham essas informações de você, mas continua recebendo-as de seus amigos normalmente. Para bloquear o recebimento de senhas de redes Wi-Fi de seus contatos, desative a opção "Conectar a redes compartilhadas por meus contatos".

Caso não queira compartilhar e nem receber nenhuma senha de Wi-Fi de seus amigos, basta desativar a opção mostrada na imagem acima

Caso não queira compartilhar e nem receber nenhuma senha de Wi-Fi de seus amigos, basta desativar a opção mostrada na imagem acima (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, ao fazer isso você impede que seus contatos tenham acesso às redes Wi-Fi conhecidas por seu computador com Windows 10 e, caso deseje, também bloqueia o recebimento dessas informações deles.

Aprenda mais sobre o Windows 10:

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.