Windows 10: use a Cortana agora mesmo estando no Brasil

Por Sérgio Oliveira

Um dos recursos mais badalados do Windows 10 é a assistente virtual Cortana. Das pequenas telas dos smartphones diretamente para o computador, a assistente promete ajudar e facilitar o dia a dia dos usuários do novo sistema operacional da Microsoft.

Apesar da forte aposta da Microsoft no software, ele só está disponível em sete países nesse primeiro momento pós-lançamento. Embora prometa que a assistente estará disponível para os usuários brasileiros até o fim do ano, a fabricante do Windows não especificou uma data para isso acontecer.

E é exatamente essa incerteza que está fazendo muita gente ficar desesperada para testar como a personagem saída do game Halo pode ajudar no cotidiano usando o Windows 10. Se você faz parte desse grupo, acalme-se, pois é possível, sim, ativar a Cortana mesmo que você esteja no Brasil neste exato momento.

O truque é exatamente o mesmo usado há mais de um ano pelos donos do Windows Phone que ainda não têm suporte nativo à assistente digital. Isso significa que você precisará mudar a região do seu Windows 10 para um país onde a Cortana esteja disponível para poder testá-la em toda sua glória.

Não sabe como fazer isso? Não tem problema, a gente ensina agora neste passo a passo. Confira.

Passo 1

Antes de mais nada, acesse o menu Iniciar no canto inferior esquerdo da tela e clique em “Configurações”.

Tudo começa pelas Configurações do Windows 10, que podem ser acessadas a partir do menu Iniciar

Tudo começa pelas Configurações do Windows 10, que podem ser acessadas a partir do menu Iniciar (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2

Na janela de configurações que se abre, escolha a opção “Hora e idioma” para ter acesso a opções relacionadas a idioma, layout de exibição de data e hora e, o mais importante, a região do seu sistema operacional.

Nesta tela, selecione a opção de Hora e Idioma para ter acesso à região e idioma utilizados pelo seu Windows 10

Nesta tela, selecione a opção de Hora e Idioma para ter acesso à região e idioma utilizados pelo seu Windows 10 (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Nesta janela, escolha a seção “Região e Idioma” no menu na lateral esquerda. Aqui, observe a lista de “País ou região” que provavelmente deve indicar que você está no Brasil. Clique nela e escolha uma das regiões em que a Cortana está disponível.

Com a seção de região e idioma selecionada, defina um novo país ou região para o seu sistema operacional. Neste exemplo, fizemos a alteração de Brasil para Estados Unidos

Com a seção de região e idioma selecionada, defina um novo país ou região para o seu sistema operacional. Neste exemplo, fizemos a alteração de Brasil para Estados Unidos (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Lembrando que, inicialmente, a Cortana está disponível apenas para os Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha. Portanto, selecione o país cuja língua você mais tem domínio e a assistente funcionará com base nisso.

Passo 4

Depois de fazer isso, será preciso adicionar o idioma correspondente ao país selecionado no passo anterior. Então, levando em consideração que você escolheu Estados Unidos como a sua região, clique no botão "Adicionar um idioma" e procura por Inglês na lista que lhe é apresentada. Depois disso, selecione Inglês dos Estados Unidos e o Windows 10 começará a baixar o pacote do idioma.

Após o término do download, clique sobre a opção do idioma e selecione a opção "Definir como padrão". Depois disso, seu sistema ficará em inglês.

Após baixar o idioma correspondente à região selecionada no passo anterior, defina-o como padrão para o seu sistema operacional

Após baixar o idioma correspondente à região selecionada no passo anterior, defina-o como padrão para o seu sistema operacional (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 5

Depois disso, faça o logoff da sua conta clicando no menu Iniciar, logo em seguida sobre a sua foto de perfil na parte superior e, finalmente, em "Sign out".

Depois disso, faça o logoff da sua conta clicando sobre sua imagem de perfil e logo depois em Sign Out

Depois disso, faça o logoff da sua conta clicando sobre sua imagem de perfil e logo depois em Sign Out (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 6

Faça o login novamente no Windows 10 e, finalmente, clique sobre a barra de pesquisa ao lado do menu Iniciar e na engrenagem ao lado esquerdo. Ali, ative a Cortana para começar a utilizá-la no idioma que você selecionou.

Finalmente, depois disso tudo, clique sobre a barra de pesquisa, depois na engrenagem e ative a Cortana. Pronto, agora você pode usar a assistente virtual do Windows 10 no idioma que você escolheu
Finalmente, depois disso tudo, clique sobre a barra de pesquisa, depois na engrenagem e ative a Cortana. Pronto, agora você pode usar a assistente virtual do Windows 10 no idioma que você escolheu

Finalmente, depois disso tudo, clique sobre a barra de pesquisa, depois na engrenagem e ative a Cortana. Pronto, agora você pode usar a assistente virtual do Windows 10 no idioma que você escolheu (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

E quando a Cortana sair no Brasil?

Assim que for anunciada a chegada da Cortana no Brasil, basta seguir os mesmos passos descritos acima e mudar a região do seu Windows 10 de volta para o Brasil. Fazendo isso, você poderá conversar com a assistente virtual e ouvir suas respostas em português.

Há algum efeito colateral em fazer essa alteração?

Mudar a região do seu Windows 10 para uma outra implica não só na habilitação da Cortana, mas também em alguns pequenos efeitos colaterais que podem causar estranhamento em alguns usuários.

Entre essas mudanças está a alteração da Windows Store para a língua da região selecionada. Isso tanto pode prejudicar quanto ajudar quem procura um app disponibilizado para uma região em específico. Portanto, caso você queira baixar algum software restrito somente ao Brasil, terá que voltar às configurações do Windows 10 e mudar a região para o nosso país para poder tê-lo. Depois do download e instalação, poderá retornar a região do sistema para uma que ofereça suporte à Cortana.

Não deixe de conferir:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.