Windows 10: desative a barra de pesquisa do Bing para preservar sua privacidade

Por Sérgio Oliveira

Vendido pela Microsoft como a peça principal de um ecossistema todo integrado que abraça computadores, dispositivos móveis e videogames e festejado pelos usuários principalmente por trazer de volta o saudoso menu Iniciar, o Windows 10 tem lá sua parcela de polêmica.

E é justamente um recurso bastante ordinário, que quase ninguém presta muita atenção, que vem causando discussões e preocupando usuários e especialistas de segurança digital e privacidade. Estamos falando da barra de buscas do Bing.

A localização do campo em si, ao lado do menu Iniciar, já é motivo para desconforto e debate, pois ocupa um espaço antes considerado vital principalmente para quem gosta de lotar a barra de tarefas com atalhos e jump lists. Contudo, mais do que isso, esse pequeno campo tem um lado obscuro que muitos desconhecem.

Todo o problema reside no fato de toda e qualquer pesquisa feita ali ser enviada para os servidores da gigante dos softwares. Portanto, acidentalmente ou não, caso você procure pelo número de um documento, ou até mesmo de cartão de crédito, saiba que isso será armazenado em Redmond e sabe Deus o que eles farão com isso.

Se por um lado a barra de pesquisas foi colocada de uma maneira a simplificar o processo de busca por arquivos, por outro ela ocupou um espaço valioso na barra de tarefas do Windows 10

Se por um lado a barra de pesquisas foi colocada de uma maneira a simplificar o processo de busca por arquivos, por outro ela ocupou um espaço valioso na barra de tarefas do Windows 10 (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Felizmente, é possível desativar essa característica e limitar as buscas apenas à máquina local, sem que isso chegue até às instalações da fabricante do Windows 10. E o melhor de tudo é que isso é bastante fácil.

Confira agora como desativar a barra de buscas do Bing no Windows 10 para manter a sua segurança e privacidade longe de olhares curiosos.

Passo 1

Primeiramente, clique na barra de buscas localizada ao lado do menu Iniciar e procure por “Configurações de Cortana e Pesquisa”. Selecione o primeiro resultado da lista.

Utilize a barra de pesquisa para procurar pelas configurações da Cortana e Pesquisa no Windows 10

Utilize a barra de pesquisa para procurar pelas configurações da Cortana e Pesquisa no Windows 10 (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2

Perceba que as opções são exibidas ali mesmo na barra de resultados de busca. Note também que, por enquanto, para nós, usuários brasileiros, a assistente digital está desativada.

Quando ela for habilitada para nossa região, você terá que desativá-la antes de poder eliminar a barra de pesquisas do Bing.

Passo 3

Com a Cortana desativada, perceba que surgiu a opção “Pesquisar online e incluir resultados da Web”. Desative-a para fazer com que o seu computador não faça buscas na internet.

Com a Cortana desabilitada, é chegada a hora de desativar as pesquisas online e os resultados vindos da Web

Com a Cortana desabilitada, é chegada a hora de desativar as pesquisas online e os resultados vindos da Web (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, a partir de agora sempre que você fizer uma busca ela não será mais enviada nem armazenada nos servidores da Microsoft, ficando restritas à sua máquina.

Para confirmar que isso deu certo, note que o campo de buscas não exibe mais “Pesquisar na Web e no Windows”, mas apenas “Pesquisar no Windows”.

Confirme que as buscas online foram desativadas observando a alteração no campo de pesquisa ao lado do menu Iniciar

Confirme que as buscas online foram desativadas observando a alteração no campo de pesquisa ao lado do menu Iniciar (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 4 (Opcional)

Caso você ainda esteja incomodado com o campo de pesquisa na barra de tarefas do Windows 10, saiba que é possível desativá-la. Para isso, clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção “Pesquisar”. Lá você tem tanto a opção de trocar o campo gigantesco por um ícone como também ocultá-la por completo.

Para acabar de uma vez por todas com o inconveniente da barra de pesquisas, basta ocultá-la da barra de tarefas

Para acabar de uma vez por todas com o inconveniente da barra de pesquisas, basta ocultá-la da barra de tarefas (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Ao optar por ocultar, perceba que o campo de pesquisas que antes ocupava um espaço generoso na barra de tarefas sumiu e cedeu espaço para os ícones dos seus programas favoritos.

Não deixe de conferir:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.