Aprenda a desativar as atualizações automáticas no Windows 10

Por Sérgio Oliveira
photo_camera Divulgação

A Microsoft diz que o Windows 10 será o último sistema operacional da companhia e a partir de agora ele passará a receber atualizações mais constantes e incrementais. Para garantir que a maior parcela possível de usuários esteja com o sistema em dia, a solução encontrada por Redmond foi um tanto quanto polêmica: forçar o download e instalação automáticos dos patches de atualização do sistema e de drivers.

Apesar da boa intenção, a decisão causou alguns problemas sobretudo a usuários de placas de vídeo da NVIDIA, que foram forçados a atualizar os drivers para uma versão defeituosa que fazia o sistema travar. Nesta segunda-feira (03), inclusive, foi relatado que usuários estão tendo seus drivers mais recentes atualizados para versões anteriores e menos eficientes, afetando a performance geral do computador.

Para que você não fique refém dessa política um tanto quanto maluca e que pode afetar o seu sistema como um todo, a própria Microsoft disponibilizou uma ferramenta para impedir que o Windows 10 faça o download de patches defeituosos automaticamente. Esse trecho é extremamente importante, já que a ferramenta não bloqueia o download de todas as atualizações, mas somente daquelas que estão disponíveis para download e que você sabe que pode causar alguma falha ou queda de desempenho na máquina. Dessa forma, é possível impedir que ela seja transferida e instalada no computador.

Tendo dito isso, veja agora como baixar e usar a ferramenta da Microsoft para evitar maiores dores de cabeça.

Passo 1

Acesse esta página de suporte da Microsoft e faça o download da ferramenta "Show or hide updates". Após o término da transferência do arquivo, abra-o na sua máquina com Windows 10.

Passo 2

Com a ferramenta aberta, clique em avançar para ela fazer uma varredura na máquina em busca de atualizações de drivers ou do sistema em geral. Ao término do processo, clique em "Hide updates" para impedir que o Windows 10 faça o download automático das atualizações.

Com a ferramenta aberta, clique em Hide updates para ver quais atualizações estão disponíveis para download

Com a ferramenta aberta, clique em Hide updates para ver quais atualizações estão disponíveis para download (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Será apresentada uma lista de updates disponíveis para download. Aqui você pode selecionar o update defeituoso e impedir que ele seja transferido a fim de evitar problemas de desempenho no Windows 10.

Neste exemplo, há três atualizações de drivers para os componentes da máquina rodando Windows 10. Sabendo que uma delas pode causar problemas, basta marcá-la e clicar em

Neste exemplo, há três atualizações de drivers para os componentes da máquina rodando Windows 10. Sabendo que uma delas pode causar problemas, basta marcá-la e clicar em "Avançar" para barrá-la (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

E se eu mudar de ideia?

É certo que mais cedo ou mais tarde a desenvolvedora de um driver ou a própria Microsoft, em caso de patches defeituosos do Windows 10, corrigirá uma eventual falha e colocará o arquivo para download novamente. Nesse caso, o seu sistema continuará ignorando o download do update e cabe a você dizê-lo do contrário.

Caso saiba que o update ou driver defeituoso foi corrigido, basta voltar na ferramenta e desta vez clicar em

Caso saiba que o update ou driver defeituoso foi corrigido, basta voltar na ferramenta e desta vez clicar em "Show hidden updates" (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Para isso, basta abrir o "Hide and show updates" novamente e, dessa vez, clicar em "Show hidden updates". Aqui, ele mostrará todos os downloads que você barrou e oferecerá a possibilidade de desmarcar um por um e, dessa forma, liberar a transferência e instalação.

Aqui, basta selecionar os updates que antes apresentavam defeito, marcá-los e clicar em

Aqui, basta selecionar os updates que antes apresentavam defeito, marcá-los e clicar em "Avançar" para que o Windows Update possa baixar e instalá-los automaticamente (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Embora seja um procedimento bastante simples, vale a pena salientar que não é recomendável desativar fortuitamente o download de todas as atualizações que aparecem na lista para evitar que seu sistema fique desatualizado e suscetível a falhas de segurança.

Para evitar que algo mais grave aconteça, faça backups regulares dos seus arquivos mais importantes para os casos em que sua máquina pare de funcionar devido a um update. Nesses casos, é sempre bom tentar retornar à um ponto de restauração e aí sim usar essa ferramenta para barrar o download e instalação de algo defeituoso.

Não deixe de conferir: