Publicidade

App para Windows 11 promete instalar qualquer APK de Android em poucos cliques

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Novembro de 2021 às 13h51

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Atualização — 09/11, 17h23: o programa WSATools, do qual trata esta notícia, foi removido da Microsoft Store na tarde desta terça-feira. Abaixo, segue o texto origial.

Embora a seleção de aplicativos Android disponível para download nas prévias do Windows 11 seja bem pequena, dá para baixar programas via APK por fora da loja. O processo, no entanto, não é fácil e requer certa familiaridade com informática. Felizmente, com a necessidade (e curiosidade de muita gente), surgiu uma solução bastante promissora na loja da Microsoft.

O nome da ferramenta é WSATools, criação do programador Simone Franco. A ferramenta toma conta de toda a parte “chata” da instalação paralela de aplicativos Android no Windows 11, transformando todo o processo em pouquíssimos cliques.

Continua após a publicidade

Para que funcione, é necessário ser um testador do Windows 11 devidamente cadastrado no Windows Insider e, lógico, estar com o sistema atualizado na versão mais recente (no canal Dev ou Beta). Além disso, o Subsistema do Windows para Android (WSA) deve estar instalado e funcionando no computador — ele pode ser instalado aqui.

Atendido os requisitos e com o WSATools baixado — faça o download aqui —, é só partir para a instalação do app desejado. O download do APK pode ser feito em sites como o APKMirror e o APKPure, ambos bem estabelecidos no segmento, então é só basta carregar o arquivo de instalação e finalmente experimentar o suporte ampliado para qualquer aplicativo mobile no PC.

Bugs ainda podem rolar

Continua após a publicidade

Contudo, a implementação de Franco parece que ainda tem problemas — aqui na redação do Canaltech, não foi possível completar a instalação durante os testes. Como o programador bem pontua, o WSATools ainda está em desenvolvimento e pode não funcionar em todos os cenários.

Aqui na redação, o problema parece estar relacionado à verificação dos recursos do WSA com o aplicativo, algo que confere com relatos de outros usuários. Não se sabe o que causa o problema, mas um diagnóstico profundo (ou atualização do WSATools) pode ser capaz de solucioná-lo.

Franco ressalta que a versão disponibilizada na Microsoft Store é de 5 de novembro de 2021 e, desde então, ele continuou trabalhando no programa e já tem correções prontas para uma futura atualização. Não há previsão para o próximo update, porém.

Continua após a publicidade

O WSATools também corre risco de ser desabilitado da Microsoft Store, justamente por “desbloquear” uma função do sistema operacional ainda não formalmente liberada. É bom se manter atento à disponibilidade do aplicativo na loja e, se em algum momento sumir, buscar informações direto no perfil do Twitter do programador.

Fonte: Android Community, Simone Franco