Publicidade

Quantidade de apps de Android no Windows 11 será bem limitada no início

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Uma das funções mais aguardadas do Windows 11 é a compatibilidade dele com aplicativos projetados para Android, ainda sem data para chegar ao grande público. Nesta quarta-feira (20), porém, a Microsoft deu mais um sinal de que o recurso está para chegar e liberou a documentação do Subsistema Windows para Android em sua página oficial.

Para estarem disponíveis no Windows 11, os aplicativos precisam estar catalogados na Amazon Appstore — o que já era de se esperar, já que a gigante trabalha ao lado da Microsoft desde o princípio para imeplementar essa funcionalidade. Mas aí há uma pegadinha: no primeiro momento, a seleção de aplicativos será feita manualmente pelas duas empresas, e por isso haverá apenas uma pequena quantidade de opções disponíveis.

Continua após a publicidade

Essa condição pode mudar com o tempo, à medida que a compatibilidade com aplicativos Android amadurece e passa a funcionar sem interferências diretas da MS. Outro fator que reforça essa teoria é que serão os testadores do Windows Insider os primeiros a receberem o subsistema — condição que, por ser apenas um teste, faz sentido ter uma lista de opções enxuta.

Ainda assim, não se sabe exatamente o que impede a Microsoft de liberar mais aplicativos para o Windows 11. Termos contratuais dos desenvolvedores com a Amazon Appstore também podem ser alguns dos motivos que impedem a liberação geral de apps da loja para usuários do Windows.

Detalhes do suporte para apps no Windows 11

A documentação do Subsistema Windows para Android revelou algumas condições interessantes para garantir a compatibilidade de um app. Uma das recomendações da MS é que o aplicativo tenha suporte para exibição de conteúdo em diferentes proporções em janelas, e inclusive consiga reorganizar elementos e botões de navegação de acordo com ajustes do usuário.

Continua após a publicidade

O processo de debug (ou “depuração”, em português) também pode ser feito direto do Windows. O desenvolvedor precisará ativar o modo de desenvolvedor nas configurações do SO e inserir comandos no terminal para se conectar ao sistema virtualizado do Android — nada muito complexo para quem é habituado com a varredura de bugs e programação.

O que é o Subsistema Windows para Android

Segundo a Microsoft, o Subsistema Windows para Android é baseado em uma máquina virtual carregada com dados do Android Open Source Project e com total suporte para periféricos tradicionais — mouse, teclado, trackpad —, touchscreen e canetas inteligentes.

Continua após a publicidade

Existem três diferentes estados para as máquinas virtuais do Android no Windows, a primeira é a execução em primeiro plano, a segunda é a Lightweight Doze (mais leve, aguardando interações do usuário) e suspenso, acionado quando não há atividade por mais de sete minutos. A transição entre essas condições acontece automaticamente, quando o usuário alterna entre aplicativos durante o uso.

Ajustes automáticos são importantes principalmente para dar mais fôlego ao computador. Máquinas virtuais são componentes extremamente custosos para o desempenho, já que tomam muito da memória e processador para executar tarefas.

Em fase de testes

Continua após a publicidade

A Microsoft começou hoje (20) a testar os aplicativos de Android no Windows 11. A novidade, claro, é restrita e está disponível apenas para participantes do programa Windows Insider. Por enquanto, apenas 50 aplicativos do vasto ecossistema Android podem ser experimentandos na nova versão do sistema da MS.

Fonte: Microsoft