Windows 8 terá opção de downgrade para Windows 7 ou Vista

Por Redação | 05 de Setembro de 2012 às 11h22

O site PC World divulgou nesta semana que novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, terá opção de downgrade para até duas versões anteriores do software, ou seja, para o Windows 7 ou Vista. O Windows 8 será lançado oficialmente no dia 26 de outubro junto com o tablet Surface.

Para realizar a mudança do software, os usuários terão que utilizar a versão Pro do Windows 8, versão esta destinada para empresas e profissionais liberais. Ainda de acordo com a publicação, os interessados não poderão voltar para a versão XP do Windows, que perdeu recentemente seu status de OS mais popular do mundo para o Windows 7.

"Ao invés de usar o software Windows 8 Pro, você poderá usar uma das versões anteriores: Windows 7 Professional ou Windows Vista Business", afirma o acordo de licença do software para as empresas fabricantes de hardware.

Windows 8 Metro

A prática de downgrade se tornou popular depois de muitos usuários Windows optarem pelo XP devido aos problemas com o Vista

Os direitos do downgrade permitem que os usuários substituam uma versão mais recente do Windows por uma edição mais antiga sem ter que pagar por duas cópias do software. Segundo o Gant Daily, a prática de downgrade ficou popular depois que muitos usuários Windows optaram por voltar para a versão XP devido aos problemas encontrados no Vista.

Tradicionalmente, o downgrade do sistema está disponível apenas para as cópias OEM (sigla que designa o fabricante do equipamento), aqueles que são pré-instalados nos PCs por seus fabricantes. E assim como nas práticas anteriores de downgrade, o cliente é o responsável por obter a mídia de instalação do sistema operacional antigo.

E os consumidores que quiserem atualizar seu computador para o Windows 8 deverão pagar pela atualização, mas este não é o caso dos PCs que forem adquiridos com o Windows 8 Pro pré-instalado e rebaixados para o Windows 7.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.