Windows 7 supera XP e torna-se o sistema operacional mais popular do mundo

Por Redação | 03 de Setembro de 2012 às 16h20

O último levantamento sobre o mercado de sistemas operacionais divulgado pela Net Applications mostra que o Windows 7 superou o Windows XP e se tornou o sistema operacional para desktop mais popular do mundo em agosto deste ano, marcando o fim do reinado de mais de 10 anos do XP.

A pesquisa mostra que o Windows 7 detém 42,76% do mercado contra 42,5% do XP, garantindo um crescimento mensal de aproximadamente um ponto percentual mês a mês ao longo do último ano - equivalente à mesma porcentagem de declínio do XP no período.

Segundo a CNET, a participação de mercado do Vista, por sua vez, permaneceu praticamente estática no período, fechando com seis por cento.

Pesquisa mercado OS Net Applications

O Mac OS X da Apple também superou em número de usuários o Windows Vista

A popularidade do Windows 7 não é unanimidade entre todas as empresas de análise mercado, a StatCounter, por exemplo, afirmou que o atual OS da Microsoft superou o XP há um ano e hoje, define que o software possui mais de 50% do mercado global.

Já o Windows 8, que teve sua versão prévia liberada no início deste ano, detém 0,23% do mercado de acordo com a Net Applications. No geral, o Windows detém 92 por cento de participação no mercado de OS.

E o levantamento também apresentou dados positivos para a Apple em agosto e para o seu Mac OS X, que agora possui uma base de usuários superior à do Windows Vista. Contando as participações da versão 10.4 e do OS X, a Apple detém 7,1% do mercado de sistemas operacionais, enquanto o Vista ficou com 6,1 por cento.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.