Microsoft atacará Android novamente: Windows Phone e RT poderão ser gratuitos

Por Redação | 12 de Dezembro de 2013 às 17h45

Segundo o The Verge, citando fontes internas da empresa, a Microsoft está considerando o fornecimento do Windows Phone e Windows RT gratuitamente para os fabricantes de smartphones e tablets.

A ideia pode ser a de aproximar-se do modelo do Android para aumentar a demanda e combatê-lo, pois este abocanha uma fatia esmagadora de 80% de participação no mercado, enquanto o Windows Phone tem 3,6%.

A maior fonte de renda da empresa em relação ao Windows Phone é a venda das licenças para os fabricantes dos aparelhos. Porém, com a compra da Nokia, que era responsável por 80% dos dispositivos com Windows Phone, a Microsoft perderá a grande maioria das receitas das licenças. E ainda, não é saudável para a empresa manter seu sistema em apenas um fabricante, já que diminui muito as opções dos usuários – a tendência é a participação no mercado cair ainda mais. A mudança envolveria uma transição para outras formas de monetização, como propagandas, e lucrar em cima de aplicativos, como faz o Google.

Com a liberação do sistema, mais fabricantes podem se interessar por ele, e mais aparelhos rodando o software serão lançados, o que automaticamente atrairá mais usuários. Com uma base maior de usuários, os principais desenvolvedores sentem-se mais inclinados a desenvolver os aplicativos mais populares para a plataforma, gerando uma reação em cadeia.

Recentemente também houve rumores de que a empresa estaria negociando com a HTC a redução ou até mesmo a suspensão das taxas para o Windows Phone caso a taiwanesa colocasse o sistema nos aparelhos que rodam Android, mas ainda não há nada confirmado sobre o assunto.

Além disso, a Microsoft recebe anualmente 2 bilhões de dólares de licenças de patentes, consequência de acordos feitos com fabricantes como Samsung e a própria HTC, pois, segundo a empresa, o Android violaria algumas de suas patentes, e com acordos, brigas judiciais são evitadas (como é o caso da épica batalha entre Apple e Samsung).

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.