Desabafo: Huawei diz que "nunca ganhou nenhum dinheiro com o Windows Phone"

Por Redação | 02 de Dezembro de 2014 às 10h55

O diretor de assuntos internacionais da Huawei, Joe Kelly, finalmente falou sobre os motivos que levaram a empresa a abandonar o sistema operacional móvel da Microsoft. Em entrevista ao jornal americano The Seattle Times, o executivo desabafou e disse: “Não ganhamos nenhum dinheiro com o Windows Phone”.

Apesar de ser um dos grandes nomes chineses do mercado mobile, a Huawei ainda tem pouca presença em território ocidental. Por aqui, ela está mais presente em equipamentos de conectividade, como modems e roteadores, e no mercado de infraestrutura. Ainda assim, ela segue em frente com planos para este lado do mundo, mas, de acordo com Kelly, não deve retornar tão cedo ao mercado do Windows Phone.

O executivo não falou muito, mas confirmou aquilo que muita gente já sabia. Segundo ele, ninguém teve lucros com celulares rodando Windows Phone e esse teria sido o motivo pelo qual a Microsoft, antes de comprar a Nokia e assumir para si a produção de smartphones e outros equipamentos com seu próprio sistema, liberou gratuitamente o uso da plataforma em celulares de parceiros.

Essa não é a primeira vez que a Huawei critica abertamente o Windows Phone. No passado, a empresa também taxou o sistema operacional como “fraco”, não tendo valor para as fabricantes por não corresponder às altas taxas cobradas por seu licenciamento para o lançamento de aparelhos.

Enquanto isso, a Microsoft permanece à procura por parceiros comerciais e de fabricação, principalmente na China, onde deseja entrar com força total ao lado de nomes como Foxconn, Lenovo e ZTE. Pelo jeito, a Huawei deve se manter afastada de todo esse movimento e só o futuro dirá quem é que está certo nessa história.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!