Tim Cook teria apressado lançamento de headset da Apple, aponta jornal
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
O primeiro headset de realidade virtual e aumentada (VR/AR) da Apple pode ser lançado antes de seu desenvolvimento ter chegado em um nível ideal. De acordo com o portal Financial Times, o CEO da marca Tim Cook pode ser o responsável por esse adiantamento, indo contra a indicação de engenheiros da Maçã.
- Elon Musk quer próxima geração de carros “quase 100% autônomos”
- Comprou um iPhone? Mude estas configurações agora!
O Financial Times aponta que “o time de operações da Apple queria apresentar uma ‘versão um’ do produto, em formato parecido com óculos de esqui”. Este dispositivo será voltado para visualização 3D de vídeo, exercícios interativos e conversas com avatares, por meio de um FaceTime reestruturado.
No momento, o produto seria exclusivo para uso em ambientes internos, ainda com um grau mais baixo de mobilidade.
Por outro lado, o time de design teria pedido paciência, para que uma versão mais leve dos óculos AR fosse viabilizada. Porém, estimativas apontam que este momento ainda poderia demorar anos para chegar.
Por isso, Tim Cook teria decidido que a decisão mais prudente é apresentar um primeiro representante “o mais rápido possível”, em vez de esperar a tecnologia ser aperfeiçoada. Esta decisão pode ter sido tomada em conjunto com o Chefe de Operações (COO) da marca, Jeff Williams.
Foi dito que Cook dá fundamental importância ao lançamento deste headset, considerando o dispositivo como algo que "asseguraria seu legado” na Apple.
Mercado de headsets permanece aquecido
Em geral, a decisão vai na contramão do que a Apple costuma fazer. Historicamente, a empresa é conhecida por lançar apenas os produtos/serviços que estejam totalmente testados e aperfeiçoados — o que já gerou críticas em relação ao atraso em relação a marcas rivais, inclusive.
Contudo, a corrida imposta pelo mercado é cada vez mais acirrada. A Sony lançou recentemente o PlayStation VR2, enquanto a Meta deve apresentar o Quest 3 neste ano — outra empresa que deve entrar na disputa é a Samsung, enquanto a Microsoft teria voltado investimentos para outras áreas.
As notícias vindas de Cupertino foram reveladas logo após a Apple ter removido o cargo de chefe de design, que era ocupado por Evans Hankey. Agora, esta função passa a ser acumulada pelo próprio Jeff Williams.
Fonte: iMore