"ChatGPT vestível" chega ainda em 2026, confirma OpenAI; veja o que já sabemos
Por Wendel Martins |

A OpenAI está trabalhando para apresentar seu primeiro dispositivo no segundo semestre de 2026. A confirmação veio de Chris Lehane, diretor global de assuntos corporativos da empresa.
- O ChatGPT Go vale a pena? Tudo o que você precisa saber sobre o plano de IA
- Claude segue o ChatGPT e ganha recurso de saúde; veja o que muda entre cada um
O CEO Sam Altman vem provocando sobre um futuro dispositivo de IA desde que adquiriu a empresa do ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, em maio passado. Porém, nunca ofereceu cronograma concreto ou descrição do que será.
Anteriormente, rumores apontaram para um dispositivo semelhante a um fone de ouvido, mas com formato semelhante ao de um aparelho auditivo.
Caso os rumores sejam confirmados, a ideia do aparelho seria ser um "ChatGPT ambulante", já que o produto poderia escutar o usuário e manter uma conversa natural com IA.
Dispositivo pequeno e sem tela
Diversos relatos indicam que a OpenAI desenvolve protótipos de aparelhos pequenos sem tela, quer seriam outra possibilidade. Possivelmente serão vestíveis e interagirão com usuários de forma diferente dos smartphones.
Altman afirmou que o dispositivo será mais "pacífico" que um smartphone. Segundo ele, usuários ficarão chocados com o quão simples será.
Lehane se recusou a entrar em especificações, incluindo se será um pin, fone de ouvido ou outra coisa completamente diferente. Ele listou "dispositivos" como uma das grandes atrações da OpenAI em 2026.
O executivo disse que teria novidades para compartilhar "muito mais tarde no ano". Contudo, Lehane não se comprometeu com o dispositivo indo à venda este ano, mas afirmou que a OpenAI está "olhando para algo na segunda metade [de 2026]".
Mercado de gadgets de IA cresce rapidamente
O segmento de acessórios com IA deve despontar em 2026. Para efeito de comparação, cerca de 10 milhões de óculos equipados com IA são comercializados por ano, atualmente.
Mas esse número pode saltar para 100 milhões até este ano ou próximo, disse Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, em entrevista no mesmo evento do pronunciamento dos execuivos da OpenAI.
Amon afirmou que dispositivos de IA terão muitas formas, incluindo fones de ouvido com câmeras e joias. Chips da Qualcomm alimentarão a maioria desses produtos, mas óculos habilitados para IA provavelmente serão a maior categoria por volume.
Sobre se um chip Qualcomm estará dentro do dispositivo que a OpenAI revelar, Amon foi cauteloso:
"Direi que temos trabalhado com eles, então estamos animados com o que estamos fazendo com eles, mas eles falarão sobre o dispositivo deles." Finalizou o executivo.
Parceria com Jony Ive promete design diferenciado
A aquisição da empresa de Jony Ive pela OpenAI sinaliza foco em design premium. Ive foi responsável pela criação de produtos icônicos da Apple, como iPhone, iPad e MacBook.
Assim, a expectativa é que o primeiro dispositivo da OpenAI traga abordagem minimalista característica do designer. Simplicidade mencionada por Altman alinha com filosofia de design de Ive.
Leia mais
- Óculos inteligente da Xiaomi terá "médico virtual de IA"; entenda a novidade
- Google vai entrar no mercado de óculos inteligentes em 2026; veja
- Novo anel tecnológico é feito para gravar vozes; conheça
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Fonte: Axios