Apple Vision Pro deve ter suporte para até 100 Hz, mostram códigos
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

A Apple apresentou o Apple Vision Pro em junho deste ano, indicando alguns detalhes iniciais sobre os seus painéis internos que devem estar entre os principais destaques do dispositivo. Agora, detalhes encontrados em códigos indicam características técnicas extras do dispositivo, com destaque para as taxas de atualização a até 100 Hz.
- Apple Vision Pro 2 deve ser menor, mais leve e adaptado para quem usa óculos
- Meta Quest 3 é oficial com Snapdragon XR2 Gen 2, tela 30% melhor e som espacial
A informação foi identificada nos códigos internos da versão beta do VisionOS, que será o sistema operacional do Vision Pro. De acordo com o conteúdo, o headset oferecerá suporte para frequências de 90, 96 ou até 100 Hz.
De forma oficial, a Apple já tinha indicado que o produto entregaria os 90 Hz, e chegaria a 96 Hz para os conteúdos que fossem exibidos em 24 fps — ou seja, a frequência mais utilizada em filmes, por exemplo.
Contudo, a extensão a até 100 Hz tem um objetivo específico. Segundo as notas contidas no código, a função foi listada como “ajustado para 100 Hz para compensar cintilação de 50 Hz vinda de iluminação artificial”.
Portanto, o modo deve ser pensado com base nos sistemas elétricos europeus, que possuem lâmpadas operando a 50 Hz. Com os modos de 90 ou 96 Hz, a falta de sincronia faria com que a iluminação aparecesse “piscando” no visor do Vision Pro.
A função foi mencionada mais uma vez em outra linha de código, por meio de uma referência que diz "Passthrough_50Hz_Flicker_Detected". Ela é provavelmente relacionada à ativação automática do modo de 100 Hz.
Outros modos de uso do Apple Vision Pro também foram encontrados nos códigos
Outras referências encontradas incluem "Exclude_Fan_Blur" e "Low_Light_Detected”, também relacionadas a modos de operação do Vision Pro. Há ainda uma função que reduziria o funcionamento do produto “pela metade” por conta de “mitigação térmica”, como uma forma de controlar as temperaturas do headset.
Finalmente, também foi encontrado que o produto deve funcionar sempre a 90 Hz em “Modo Viagem”, que provavelmente serve para otimizar a utilização do produto quando ele está exposto à luz direta do sol.
No mais, os visores Micro OLED do Apple Vision Pro trarão alta resolução com mais de 23 milhões de pixels, de acordo com o que já afirmou a marca. O headset terá suas vendas iniciadas no início do ano que vem, pelo preço oficial de US$ 3.499 (cerca de R$ 17.739 em conversão direta).
Fonte: AppleInsider