Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Von Dutch | Conheça a lendária moto com motor de Fusca

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Fevereiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/Bikernet, Pinterest
Reprodução/Bikernet, Pinterest

Não é novidade que o Fusca é um dos carros mais vendidos do mundo em todos os tempos, com 24 milhões de unidades emplacadas entre 1938 e 2019. Agora, o que talvez pouca gente saiba é que há no mundo uma única unidade de moto que foi adaptada para rodar com o motor do Fusca: a Von Dutch.

Vale esclarecer, antes de entrar definitivamente no assunto, que não estamos falando da Amazonas, também chamada de Motovolks, e que virou febre no Brasil após ser construída por dois mecânicos, Luiz Antonio Gomi e José Carlos Biston, com um motor a ar de 1.500 cc da Volkswagen.

Continua após a publicidade

O nome "oficial" da moto com motor de Fusca era XAVW Harley-Davidson/VW, mas ela ficou popularmente conhecida como Von Dutch por uma razão bem simples: sua personalização foi feita por Kenny Howard, filho de um pintor de placas que começou, ainda muito jovem, a se especializar em uma arte chamada pinstripe (pintura a mão livre usada em veículos). Howard era conhecido pelos amigos como Von Dutch por ter
"temperamento de holandês".

Além de ser excepcional na arte da customização, Von Dutch também era um ótimo mecânico de motocicletas. E foi a junção desses conhecimentos — e dessas paixões — que o inspiraram a montar um exemplar inédito, com a troca do motor original por um de Fusca, e originaram a XAVW Harley-Davidson/VW em meados da década de 1960.

Como era a moto com motor de Fusca?

A Von Dutch, lendária moto com motor de Fusca, não foi projetada do zero, mas precisou passar por modificações profundas para trocar o propulsor original pelo que equipava um dos carros mais populares do mundo. A base para possibilitar o nascimento da Von Dutch foi uma moto quase tão rara quanto a que foi criada.

Continua após a publicidade

O modelo que serviu de ponto de partida para a XAVW foi uma Harley-Davidson XA, ano 1941, comprada por Von Dutch em meados da década de 1960. Sem pressa, ele passou a realizar uma série de alterações na moto original, que teve pouco mais de 1.000 unidades vendidas pela conceituada fabricante.

Von Dutch substituiu o conjunto frontal original por um da Guzzi Falcone, com garfo telescópico invertido, e depois precisou mexer na largura e na altura do quadro para, enfim, realizar a principal mudança na Harley-Davidson original: a saída do motor boxer de 740 cm³ para a entrada do 1.200 refrigerado a ar, de 34 cavalos, substancialmente maior.

O talentoso mecânico e customizador também precisou trocar o tanque de combustível por um da Honda CB450, encaixar o escapamento da Triunph TRW e, então, bolar uma espécie de adaptador para conectar o motor à transmissão da moto, além de encurtar o eixo cardã.

Continua após a publicidade

O toque final, em 1966, foi o mais "fácil", pelo menos para Von Dutch: pintar a moto inteira na cor preta e, depois, realizar o trabalho de pinstripe, finalizado com a colocação do emblema da Volkswagen no tanque de combustível. Afinal, o que um dia foi "apenas" uma Harley-Davidson, acabara de se transformar em uma moto única e exclusiva.

O que aconteceu com a moto Von Dutch?

A Von Dutch com motor de Fusca não ficou muito tempo nas mãos do dono original. O "pai" da lendária motocicleta vendeu a moto para outro ícone do pinstripe, Ed Ross. Das mãos de Ross, ela foi parar em outro restaurador, Randy Smith, em meados da década de 1970. E essa foi a última vez que se ouviu falar da Von Dutch… Até há pouco tempo.

Continua após a publicidade

Em 2012, Mike Wolfe, que além de restaurador de carros e motos antigas é o apresentador do programa Caçadores de Relíquias, encontrou a XAVW Harley-Davidson/VW após ser alertado por um telespectador. Ele, então, pagou USS 21 mil para levá-la com ele.

Ao invés de restaurá-la, porém, Wolfe manteve a moto em seu estado original por conta de seu "incalculável valor". Hoje ela faz parte de uma vasta coleção de obras em exposição no National Motorcycle Museum, em Anamosa, no estado de Iowa, nos Estados Unidos.

A grife de roupas Von Dutch

Continua após a publicidade

Se você chegou até aqui pensando "mas eu já tinha ouvido falar nesse nome Von Dutch e não tinha nada a ver com moto", saiba que você não está errado. O talento de customização de Von Dutch também deu origem a uma grife de roupas e acessórios que fez muito sucesso nos anos 2000, principalmente entre ícones pop da época, como Britney Spears, Gwen Stefani e Justin Timberlake.

As coleções, porém, não tinham desenhos feitos exclusivamente por Von Dutch, já que a marca foi vendida pelas filhas do artista após sua morte, em 1992. Coube então a Michael Cassel e Robert Vaughn, criadores da empresa, darem sequência à história que virou série de TV (A Maldição da Von Dutch) e foi exibida no streamingStar+.