Publicidade

Marcopolo interrompe fabricação de ônibus no Brasil; por quê?

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Agosto de 2021 às 12h10

Link copiado!

Divulgação/Marcopolo
Divulgação/Marcopolo

A crise dos semicondutores também atingiu o mercado de ônibus no Brasil. A Marcopolo, maior player do segmento no país e no continente, anunciou que irá interromper a fabricação das carrocerias até que o fornecimento dos componentes seja normalizado. A decisão irá impactar todas as suas fábricas, localizadas no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo.

  • Renault ficará sem produzir carros no Brasil por mais tempo; entenda
  • Alemanha testa "estradas elétricas" para caminhões; veja como funciona
  • Caminhão elétrico da Tesla deve ter produção iniciada em breve

A fabricante já avisou seus funcionários alocados em todas as plantas que entrarão em férias coletivas no período de paralisação. Para o pessoal do sul, os trabalhos serão suspensos imediatamente, com retorno marcado para o dia 13 de setembro, enquanto os trabalhadores de San Marino/ES podem ficar em casa a partir de 23 de agosto, voltando em 22 de setembro.

Além da Marcopolo, outras grandes fabricantes de ônibus presentes no Brasil também foram afetadas pela falta de semicondutores, casos de Volvo e Scania. O setor emprega milhares de pessoas no país e é vital para o transporte de passageiros e de carga em todo o território nacional. No caso da empresa brasileira, sua participação de mercado é de mais de 50%.

Continua após a publicidade

Com o anúncio de sua paralisação, a Marcopolo se junta a outras montadoras pelo Brasil que também estão com suas produções afetadas, como a Renault, Volkswagen, General Motors e Hyundai.

Lançamento mais recente

Mesmo com a dificuldade de fabricação, a Marcopolo lançou um novo modelo de ônibus recentemente. Trata-se do Geração 8, que tem como foco o transporte de passageiros em diferentes níveis de rota. Seus diferenciais são um novo interior, que está mais confortável; o conjunto óptico em LED e um funcionamento menos poluente.

Continua após a publicidade

Fonte: Automotive Business, Notícias Automotivas