Publicidade

Tesla quer carros autônomos dirigindo melhor que humanos em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Janeiro de 2022 às 16h10

Link copiado!

Neon Brand/Unsplash/CC
Neon Brand/Unsplash/CC
Tudo sobre Tesla

A Tesla é referência quando o assunto é carro autônomo, e praticamente todo mundo sabe disso. E a confiança no trabalho desenvolvido lá dentro é tanta que Elon Musk, CEO da empresa, fez uma previsão que pode ser considerada, no mínimo, ousada.

Segundo o bilionário, o próximo passo em direção 100% autônoma da Tesla será tão grande que fará o carro, além de dirigir sozinho, ter uma competência maior do que se estivesse sendo dirigido por um humano.

“Eu ficarei chocado se não alcançarmos a direção total autônoma mais segura do que a humana ainda este ano. Ficarei chocado”, disse o executivo antes de confirmar que o foco da Tesla será quase que inteiramente voltado para o desenvolvimento da direção totalmente autônoma. Isso explica, em parte, o adiamento do início da produção da Tesla Cybertruck, confirmado recentemente.

Continua após a publicidade

Segundo Musk, o sistema de direção 100% autônomo “se tornará, em breve, a fonte mais importante de lucratividade da Tesla”, pois “é algo muito bom do ponto de vista financeiro”.

Especialistas rebatem Musk

Apesar da confiança quase cega de que fará seus carros dirigirem melhor que humanos, Musk ainda enfrenta alguma resistência. É o caso de Phillip Koopman, professor da Universidade Carnegie Mellon e que também trabalha no setor.

Continua após a publicidade

Segundo ele, sem um motorista humano para agir de forma segura em determinadas situações, será difícil garantir a segurança de um veículo totalmente autônomo, “pois o aprendizado da máquina ainda não foi ensinado”.

Raj Rajkumar, professor de engenharia elétrica e de computação na mesma universidade em que Koopman trabalha, reforçou o coro do colega e também preferiu adotar cautela em relação ao otimismo de Musk.

"Em tarefas repetitivas e perigosas, usar um robô humanóide é a estratégia errada", opinou, fazendo referência à ideia do executivo de usar máquinas sencientes para transportar itens de uma fábrica a outra.

Independentemente de que esteja com a razão, ou do que será efetivamente implementado — carros 100% autônomos ou humanóides motoristas —, fato é que a fiscalização nos Estados Unidos sobre a Tesla, que já vem sendo bastante rigorosa, se tornará ainda mais fundamental para evitar o aumento do número de acidentes.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters