Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla é "campeã" em acidentes entre montadoras de carros autônomos

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Junho de 2022 às 11h45

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Tudo sobre Tesla

A NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária) divulgou os dados mais recentes relacionados às falhas e aos acidentes de trânsito envolvendo carros dotados de sistema de condução autônoma e de recursos de assistência ao motorista (ADAS). E o AutoPilot da Tesla aparece como grande “campeão” entre as montadoras citadas, com larga vantagem para os demais.

O levantamento leva em conta os dados dos recursos avançados de assistência ao motorista (ADAS) Nível 2, e em um segundo documento o compilado de informações a respeito de acidentes envolvendo carros com sistemas de direção automatizada do Nível 3 ao Nível 5.

“Os dados divulgados fazem parte do nosso compromisso com a transparência, prestação de contas e segurança pública. As novas tecnologias de veículos têm o potencial de ajudar a prevenir colisões, reduzir a gravidade de colisões e salvar vidas, e o Departamento está interessado em promover tecnologias que comprovadamente o façam.
Continua após a publicidade
Coletar esses dados é um passo importante nesse esforço. À medida que coletamos mais dados, a NHTSA poderá identificar melhor quaisquer riscos ou tendências emergentes e aprender mais sobre o desempenho dessas tecnologias no mundo real”, avisou o Dr. Steven Cliff, Administrador da NHTSA.

Por que a Tesla lidera a lista?

É importante lembrar que recursos como controle de cruzeiro com reconhecimento de tráfego e assistência de permanência em faixa, algumas das principais atrações do AutoPilot da Tesla, se enquadram no Nível 2. Os níveis 3 a 5, de acordo com a classificação da NHTSA, são os “capazes de realizar toda a tarefa de condução dinâmica sob condições operacionais definidas sem exigir um motorista humano para monitorar e supervisionar o sistema de automação”.

Continua após a publicidade

Dentro dessa classificação estipulada pelo órgão estadunidense, a montadora de Elon Musk aparece na ponta do ranking de falhas, com 273 problemas relatados. A segunda colocada é a Honda, com 90 intercorrências relatadas; e a terceira da lista, bem distante das ponteiras, é a Subaru, com 10.