Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Baidu apresenta novo e impressionante robotáxi

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Janeiro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Jidu Automobile
Divulgação/Jidu Automobile
Tudo sobre Baidu

A Baidu, também conhecida como "Google da China", vem apostando alto em seus robotáxis, veículos 100% autônomos e capazes de transitar com passageiros sem um motorista presente. E começou 2023 com uma novidade para os usuários.

Depois de expandir os centros atendidos e os horários de “trabalho” dos carros na China com o SUV Robo-01, a empresa apresentou seu mais novo modelo, que está pronto para ganhar as ruas: o Robo-02.

O lançamento do novo carro, um sedan 100% elétrico e autônomo, foi uma das atrações do Salão do Automóvel de Guangzhou. Até o momento, o carro sequer aparece listado no site da Jidu Automobile, fabricante que faz parte do grupo da Baidu e tem sede em Shanghai, mas as especificações que vêm sendo especuladas pelos sites locais são impressionantes.

Continua após a publicidade

Segundo o AutoHome, o novo carro da Baidu deve herdar - e aprimorar - o ótimo pacote tecnológico presente no Robo-01. Isso inclui o hardware de dois chips Nvidia Orin X, dois sensores LiDAR, 12 ultrassônicos, cinco de ondas milimétricas e ao menos uma dúzia de câmeras de alta resolução, além da ausência de maçanetas físicas, já que as portas se abrem via comando de voz ou Bluetooth.

Como vai andar o Robo-02?

Os detalhes específicos relacionados à bateria e à motorização do Robo-02 também não foram revelados oficialmente, mas, se seguirem a linha do que o SUV Robo-01 oferece, o sedan autônomo será potente e com excelente autonomia.

Continua após a publicidade

O powertrain do Robo-01 conta com uma bateria de 100 kWh, capaz de fazer o táxi autônomo rodar por até 600 quilômetros por carga. A potência máxima do motor é de 544 cavalos, e o carro pode sair do 0 aos 100 km/h em aproximadamente 4 segundos.

Se o Robo-02 for confirmado com as mesmas especificações do "irmão" que já ganhou as ruas da China, certamente também agradará os já satisfeitos usuários do serviço da Baidu.