Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Táxis autônomos da Baidu já rodam sozinhos na China

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Agosto de 2022 às 12h07

Link copiado!

Divulgação/Baidu
Divulgação/Baidu

Os táxis autônomos já são realidade na China, e podem rodar sem o chamado "motorista emergencial" (ou assistencial) em algumas regiões do País. Graças ao pioneirismo da Baidu, fabricante que é popularmente chamada de "Google da China".

Cerca de três meses depois de conseguir licença para realizar os testes com os táxis autônomos em Pequim, capital do país, agora a montadora conseguiu provar a qualidade e eficiência do serviço. Desta forma, alcançou a liberação para transportar passageiros em zonas pré-determinadas das regiões de Wuhan e Chongqing.

Segundo o pessoal do Engadget, o serviço será oferecido de forma 100% autônoma, ou seja, sem a necessidade de um "humano" no carro para interceder no caso de alguma ocorrência emergencial.

Continua após a publicidade

Há, no entanto, limites pré-estabelecidos na liberação que a Baidu conseguiu para colocar os táxis autônomos nas ruas: Os carros, chamados de Appolo Go, poderão rodar em uma área restrita entre 13 e 30 quilômetros, e somente de dia.

Segurança reforçada

As áreas em Wuhan e Chongqing foram reformuladas especialmente para oferecer suporte aos testes dos carros elétricos autônomos da Baidu. Segundo a empresa, os chamados robôtáxis têm, em seus sistemas operacionais, várias medidas de segurança para fazer backup das principais funções de direção autônoma.

Continua após a publicidade

Os carros estão preparados para responder, sozinhos, aos problemas mais comuns no trânsito. A ideia da empresa, que também faz testes nos Estados Unidos, é concorrer de igual para igual com marcas mais badaladas, como Waymo e Cruise .