Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoom lança loja de apps e plataforma para venda de cursos e apresentações

Por| 14 de Outubro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Zoom
Divulgação/Zoom

A pandemia da COVID-19 colocou vários setores em crise, mas apareceu como uma oportunidade para um app até então pouco conhecido: o Zoom. A ferramenta que permitia chats com vídeo em várias pessoas ao mesmo tempo na tela ganhou o gosto das pessoas em distanciamento social.

Segundo relatório fiscal de junho da companhia, entre dezembro do ano passado até abril, a plataforma registrou um crescimento de 2.900%, saindo de 10 milhões para mais de 200 milhões de usuários, entre empresas e pessoas físicas. Além disso, a empresa registra, atualmente, mais de 300 milhões de chamadas diárias.

Em receita, o Zoom alcançou US$ 328 milhões, 61% a mais (US$ 203 milhões) do que o esperado pelo mercado e 169% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Continua após a publicidade

Contudo, a empresa precisa ir além: ela sabe que não pode depender da pandemia e do isolamento social, que devem ser passageiros. Por isso a empresa está lançando dois novos produtos para seu portfólio.

A companhia inicia nesta quarta-feira (14) o Zoomtopia, evento anual para as novidades do programa. A data também vai estrear uma nova plataforma de apresentações pagas chamada de On Zoom.

Foco em palestras pagas

O On Zoom será um espaço em que usuários do serviço poderão oferecer apresentações e com a possibilidade de cobrar por elas. O que a companha está buscando é oferecer uma espécie de oportunidade de empreendedorismo para quem já trabalha de casa.

Continua após a publicidade

Por exemplo, uma pessoa que vende um curso online pode criar todo o plano pelo serviço, já oferecendo uma série de transmissões, com dias e horários agendados e preço fixo cobrado diretamente no On Zoom. Não é necessário pagar a mais para divulgar seu trabalho por lá, mas apenas ter uma assinatura premium do Zoom (os expectadores do curso podem ter uma conta gratuita).

A ideia começa a funcionar nesta quarta-feira (14) em caráter de testes somente nos Estados Unidos. A expectativa é de que ela chegue a outras regiões em 2021, ainda sem uma janela específica.

O Canaltech teve acesso a uma apresentação sobre a plataforma. Nela, é possível criar eventos gratuitos e divulgar por lá, cobrar pelo acesso ou até mesmo fazer campanhas de financiamento por doações, como eventos de arrecadações.

Continua após a publicidade

“No início, todas as taxas de custos de bancos para pagamentos feitos com o ON Zoom serão financiados pelo Zoom”, explica o líder de IA e plataformas da empresa, Wei Li.

Loja da apps

Outra novidade apresentada no evento foram os Zapps, a mistura de Zoom + apps. Isso quer dizer basicamente que agora a ferramenta conta com uma pequena loja de programas integrados.

“A diferença para os aplicativos que já se integram com o Zoom é que os Zapps funcionam dentro do Zoom. Ou seja, tem toda uma API nova”, conta Ross Mayfield, líder de produtos e integrações da empresa.

Continua após a publicidade

Os Zapps estão sendo lançados com 35 apps já parceiros. Em apresentação, a companhia mostrou integração do Dropbox em reuniões: os usuários podem abrir uma aba que já dá acesso a gravações da reunião (tanto em vídeo quanto só em áudio), a possibilidade de criar um arquivo como ata e ainda já definir funções para cada participante.

Entre os apps parceiros estão atualmente nomes como Slack, Sona, Courseera entre outros. Segundo os desenvolvedores, a novidade está disponível gratuitamente para todos os usuários internacionalmente. Contudo, alguns programas podem exigir assinatura premium para serem acessados como Zapps.

O Zoomtopia é a conferência da companhia que acontece entre 14 e 15 de outubro, totalmente virtual.