Evernote: dicas para aprimorar o uso do app e deixar você mais produtivo

Por Giancarlo Silva

O Evernote realmente fez por merecer sua fama. Outrora apenas um aplicativo de anotações com sincronização na nuvem, suas crescentes funcionalidades o tornaram uma das ferramentas de produtividade mais versáteis e eficientes da atualidade.

Graças aos seus numerosos recursos e ao fato de estar presente em diversas plataformas, é possível utilizá-lo de formas diferentes para coletar e sincronizar informações dos mais diversos tipos, seja utilizando o software diretamente, seja com o auxílio de ferramentas de terceiros que automatizam o processo.

Confira agora algumas dicas de como utilizar o Evernote em todo o seu potencial. É provável que você descubra uma nova maneira de usá-lo que pode deixar seu dia-a-dia mais produtivo e eficiente.

Apresentações de slides

Dicas para uso do Evernote

Sim, é verdade! Você pode aposentar o PowerPoint e utilizar o Evernote como uma ferramenta de apresentação de slides. Na sua versão premium, o serviço oferece esta funcionalidade bastando clicar no botão correspondente para exibir suas anotações em tela cheia com um formato adaptado para exibição em projetores. O ponteiro do mouse assume uma aparência diferente, semelhante a de apontadores laser, para maior destaque.

Busca avançada

Dicas para uso do Evernote

O sistema de busca do Evernote já é bastante eficiente, retornando resultados precisos rapidamente. Mas é possível refinar suas buscas e torná-las ainda mais eficientes.

Para isso, basta utilizar a sintaxe avançada oferecida pelo Evernote na caixa de busca, em conjunto com a(s) palavra(s)-chave desejada(s). Por exemplo, é possível procurar uma anotação dentro de um caderno específico digitando "notebook: ", ou filtrar as notas criadas em uma data específica com "created: ".

O Evernote oferece uma lista completa com todos os comandos e instruções para você.

Mesclando anotações

Dicas para uso do Evernote

É possível mesclar duas ou mais anotações em apenas uma só para manter a organização e diminuir a quantidade de anotações duplicadas. Basta selecioná-las e, na tela à direita do cliente, clicar no botão "Mesclar".

Use o Sunrise Calendar em conjunto com o Evernote

Dicas para uso do Evernote

O Evernote permite ser utilizado em conjunto com outros aplicativos para ampliar suas funcionalidades. O Sunrise Calendar, excelente aplicativo de calendário para iOS e Android, pode se tornar ainda mais eficiente se você o conectar à sua conta do Evernote.

Para conectar o Evernote e o Sunrise, abra o Sunrise em seu smartphone/tablet, toque em "Settings" e depois em "Add Account". Na lista que aparece, toque na opção "Evernote", entre com suas credenciais do Evernote e siga as instruções para completar a conexão.

Dessa forma, quaisquer informações sobre lembretes, alarmes, datas e horários das notas que você salvou no Evernote aparecerão em seu calendário no Sunrise.

Lembretes a partir de fotos

Dicas para uso do Evernote

Você também pode tirar fotos ou usar fotos já salvas no seu dispositivo móvel para criar novas anotações ou adicionar a anotações já existentes no Evernote.

Após tirar uma nova foto ou selecionar uma foto na Galeria, toque no ícone "Compartilhar". Depois toque em "Ver tudo" para expandir as opções e procure pela opção "Adicionar ao Evernote". Escolha a nota ou o caderno onde a foto será salva e confirme as alterações.

Obtenha conteúdo de sites facilmente com o WebClipper

Dicas para uso do Evernote

O Evernote conta com extensões auxiliares que levam suas excelentes funcionalidades aos principais navegadores existentes. Com o WebClipper é possível capturar link e textos de sites e salvá-los diretamente na forma de uma nova anotação em um Caderno de sua escolha.

Basta instalar o Evernote WebClipper no Firefox ou no Chrome, conectar-se através dele com sua conta do serviço e clicar no ícone do elefante que aparece no navegador. A partir daí o ponteiro do mouse passa a funcionar como uma espécie de marca-texto. Você pode selecionar todo ou parte de um texto ou ainda salvar apenas o link da página aberta. Selecione o caderno de destino e clique em "OK" para efetuar a sincronização.

Digitalize seus cartões de visita

Dicas para uso do Evernote

A versão para iOS do Evernote possui uma interessante função de digitalização e escaneamento de cartões de visita, que funciona integrada à câmera do iPhone. Você pode tirar uma foto de um business card, ajustar as alças de ângulo para que o programa corrija o ângulo e deixe o cartão "retinho" e salvá-lo em uma anotação. Também é possível anexar ao cartão digitalizado um link para um perfil do LinkedIn.

Crie um fluxo de dados de e para o Evernote com o IFTTT

Dicas para uso do Evernote

O IFTTT é um interessante serviço que permite a criação de gatilhos e ações para envio e recebimento de conteúdo entre outros serviços e aplicações disponíveis na web, funcionando como um laço Se/Senão da programação. O Evernote também suporta o IFTTT permitindo que se crie novas anotações diretamente e de forma dinâmica ou se envie o conteúdo de anotações existentes para serviços diferentes.

Acesse este manual oferecido pelo Evernote (em inglês) para aprender a integrar sua conta ao IFTTT. Entre outras possibilidades é possível salvar novas anotações no Dropbox ou salvar uma postagem específica do Facebook ou um e-mail do Gmail como uma nova anotação.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.