Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TV superaquecendo? Saiba o que dizem Sony, Samsung, LG e demais

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Dezembro de 2023 às 16h37

Link copiado!

Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech
Tudo sobre Samsung

As altas temperaturas que o Brasil enfrenta há meses desafiam os aparelhos eletrônicos, inclusive as televisões. E embora o calor produzido por elas seja algo normal e esperado, em situações extremas, ele pode causar prejuízos. Por isso, saiba como evitar e prolongar a vida útil da sua televisão.

Para garantir o bom funcionamento dos televisores é importante observar alguns cuidados com o local onde eles são instalados. O ideal é que os aparelhos fiquem em espaços ventilados e longe da incidência direta da luz solar.

Em caso de instalação dentro de um móvel planejado, a recomendação é que os clientes deixem espaço de pelo menos 10 cm ao redor da TV para permitir melhor ventilação.

Continua após a publicidade

A temperatura do ambiente também influencia na performance das TVs, sejam elas Smart ou não. O recomendado é que fiquem em locais onde a temperatura varie entre 0°C e 40°C. Temperaturas mais altas que isso podem provocar danos nas peças internas ou fazer com que o aparelho pare de funcionar por superaquecimento durante o uso.

Caso o calor já seja extremo, a dica é desligar a televisão e aguardar alguns minutos até que o aparelho volte à temperatura ambiente. Ou ligar o produto apenas quando a temperatura for mais amena.

Além disso, é fundamental fazer a manutenção e a limpeza periódica dos televisores. Um dos fatores que contribuem para o aumento da temperatura dos equipamentos eletrônicos é o acúmulo de poeira, que pode obstruir as saídas de ar e se fixar nas placas internas, criando um cenário perfeito para o superaquecimento.

Continua após a publicidade

O que diz a Samsung

Como qualquer equipamento eletrônico de alto desempenho, a TV precisa de ventilação para ter uma longa vida útil. Deixe pelo menos 10 centímetros livres para cada lado da sua TV. Isso vai ajudar na dissipação do calor gerado durante o uso normal do televisor e, ao mesmo tempo, pode ajudar na recepção do sinal de Wi-Fi. Quando ninguém estiver por perto, desligue a tela. Isso poupa energia e também aumenta a expectativa de vida útil da sua TV. É tentador usar as configurações máximas de brilho e contraste, mas nem sempre é necessário usar todo o poder de imagem da TV. Para alguns conteúdos, como filmes e séries, e alguns horários em que o ambiente está mais iluminado, é inevitável, mas normalmente as configurações médias atendem muito bem até o mais exigente dos espectadores.

O que diz a LG

Continua após a publicidade
Você sente que o calor é tão sério que você não pode usar sua TV OLED? Todos os produtos eletrônicos geram calor devido ao funcionamento dos circuitos internos, com a quantidade de calor dependendo de como os produtos específicos funcionam. TVs LCD emitem luz usando uma lâmpada, representam cores ajustando a luz que passa através de um cristal líquido, gerando assim calor à medida que o calor da lâmpada e o calor das partes internas se combinam. Existem dois tipos de uso de LED como fonte de luz para TVs LCD. Tipo direto: tem elementos de LED densamente dispostos como uma grade em toda a tela, criando calor uniformemente sobre a tela. Tipo de borda: tem elementos de LED apenas na borda retangular da TV, criando calor principalmente na borda em vez de no centro da tela. TVs OLED emitem luz de elementos individuais sem fonte de luz adicional e geram calor na tela.

O que diz a AOC

Continua após a publicidade
Certifique-se que a TV esteja numa posição que permita a entrada de fluxo de ar. Não cubra as aberturas de ventilação na parte traseira. Para prevenir situações inseguras, não devem ser utilizadas fontes com chamas, tais como velas acesas sobre o aparelho ou em sua proximidade. Evite calor, exposição solar direta e exposição à chuva ou água. O equipamento não deve ser exposto a gotas ou respingos.

O que diz a Philco

A ventilação normal do produto não deve ser impedida. Deixar um espaço de no mínimo 10 cm ao redor do televisor. Não cobrir o televisor quando estiver em uso. Não utilizar este aparelho perto de fontes de calor. Não operar o aparelho em ambientes abafados, como pequenas salas. Isso poderá ocasionar superaquecimento do aparelho e acarretar mau funcionamento.
Continua após a publicidade

O que diz a TCL

É aconselhável que o aparelho fique em local com boa ventilação. Temperatura de utilização recomendada: 5°C a 35°C. Umidade de utilização recomendada: 20% a 80%. Temperatura de armazenamento recomendado: -15°C a 45°C. Umidade de armazenamento recomendada: 10% a 90% (sem condensação). Evite a utilização o aparelho perto de áreas úmidas, frias ou muito quentes (condições fora do especificado no manual do usuário). Proteja seu televisor para que não sofra superaquecimento, mantendo-o longe de fontes de calor tais como: aquecedores, fogões, fornos, etc. Mantenha o aparelho longe da exposição direta da luz solar.

Para saber as condições ideais da sua televisão, leia atentamente o manual de usuário e siga as recomendações da fabricante da TV.