Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o carregador esquenta quando o celular está carregando?

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Dezembro de 2023 às 10h47

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech

É comum sentir o carregador quente ao conectar seu celular para recarregar. Em dias de temperaturas elevadas, a percepção é de que a quantidade de calor pode danificar o acessório ou, pior ainda, seu smartphone. Mas será que isso pode acontecer? Se sim, quais cuidados e conhecimentos você deve ter para evitar um problema? É o que o Canaltech te explica a seguir.

Por que o carregador esquenta quando está na tomada?

Isso acontece porque o carregador transforma a corrente alternada da tomada em uma algo compatível com a bateria do seu celular. No processo de transformação, uma parte da energia vinda da tomada é transformada em corrente contínua para o celular e outra é convertida em calor.

Continua após a publicidade

Os carregadores reduzem também a alta tensão da rede elétrica, que varia de 110 a 220 volts, para uma voltagem segura para o celular, geralmente em torno de 5 volts. Isso garante que o dispositivo receba energia compatível e evita danos ao produto.

A amperagem, por sua vez, representa a corrente elétrica e varia de acordo com o smartphone. Quanto maior a amperagem, mais rápida será a carga, desde que o dispositivo conectado seja capaz de lidar com a corrente elevada.

Multiplicando a voltagem pela amperagem, temos a potência de carregamento. Quanto maior a potência, maior a velocidade de recarga e, como consequência, o calor gerado pelo carregador. Isso aquece os componentes internos do acessório e, naturalmente, o carregador em si.

Continua após a publicidade

O que fazer quando o carregador estiver muito quente?

Se você tocar no carregador e sentir que não consegue segurá-lo na mão, pode ser um sinal de problemas na dissipação de calor do acessório. Desconecte o cabo do smartphone, retire o carregador da tomada se você se sentir desconfortável com a situação e espere o acessório voltar à temperatura ambiente.

É muito importante que você compre um carregador original da fabricante do seu smartphone ou um carregador fabricado por marcas confiáveis de acessórios. O investimento em carregadores e cabos oficiais resulta não apenas na segurança do seu dispositivo como também na sua própria.

Continua após a publicidade

Entre as opções mais confiáveis temos o carregador oficial da Apple no Magalu, carregador oficial da Samsung na Amazon e um carregador duplo da Bazeus com preço baixo no MercadoLivre para dois produtos ao mesmo tempo.

Diferente das opções falsificadas, carregadores certificados oferecem medidas de proteção para evitar explosões, superaquecimento e flutuações na corrente elétrica, sendo mais seguro não apenas para o seu dispositivo como também para sua integridade física.

Mesmo se o seu carregador oficial estiver apresentando superaquecimento, entre em contato com a fabricante do produto para falar a respeito do problema e encontrar a solução recomendada.