Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TCL apresenta tela rolável, TV com OLED impresso e outras tecnologias de display

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Novembro de 2021 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/TCL
Divulgação/TCL
Tudo sobre TCL

Durante a DTC 2021 — evento voltado para exposição de novas tecnologias relacionadas a displays — a TCL apresentou vários produtos que prometem ganhar o mercado nos próximos anos, além de outras soluções relacionadas a televisões, paineis, monitores e outros produtos, incluindo telas flexíveis.

Televisões e monitores

Continua após a publicidade

O produto que chamou mais atenção foi uma TV Micro LED de 75 polegadas, que a TCL construiu em parceria com a Leylard, que é outra fornecedora de telas.

A tecnologia vista no dispositivo representa uma tendência para o futuro dos displays, de acordo com a companhia — com o Micro LED, é possível alcançar alta eficiência energética na emissão de luz (com uma economia de até 20%), bons ângulos de visualização, altos níveis de brilho e contraste preciso geralmente visto em telas OLED, sem se preocupar com o tão temido burn-in.

Para os gamers, a TCL mostrou um monitor com taxa de curvatura R800, proporção ultrawide de 32:9 e 49 polegadas. Ele será capaz de mostrar alta fluidez mesmo em cenas com movimentações mais rápidas, por causa de sua taxa de atualização de 240 Hz que evita o aparecimento de sombras ou outros efeitos indesejados.

Continua após a publicidade

Na parte traseira do painel existem mais de 5.000 zonas de escurecimento para alta precisão de imagem, e o produto é capaz de alcançar mais de 1.800 nits de brilho máximo, podendo ser usado mesmo em ambientes de luz solar direta.

Na mesma ocasião, a marca aproveitou para lançar o primeiro display com OLED impresso, um processo que pretende reduzir os custos de produção, assim como fornecer uma montagem ecologicamente correta, com um aproveitamento de até 90% do material orgânico utilizado.

O painel tem 65 polegadas e resolução 8K, características que até o momento não tinham sido apresentadas para produtos com tecnologias desse tipo, e dimensões tão grandes. De acordo com a companhia, a qualidade das cores e contraste pode oferecer qualidade de imagem inigualável, segundo a marca.

Continua após a publicidade

Painel transparente pode ser tendência

A marca também mostrou um grande painel transparente de 125 polegadas, com construção voltada para alta precisão na exibição de efeitos e informações. Com um processo refinado de fabricação da tela, é possível alcançar maiores níveis de transparência e construção mais delicada, o que torna o produto ideal para escritórios, propagandas ao ar livre, cinemas e outras aplicações diversas, com um grande potencial de desenvolvimento, de acordo com a companhia.

Tela flexível também deve se popularizar

Continua após a publicidade

Para produtos compactos como despertadores, relógios, caixas de som e outros dispositivos similares, a TCL apresentou uma tela rolável de 14 polegadas.

Ela é similar ao modelo de televisão já lançado pela LG — porém, com dimensões menores —, que pode ser enrolado em direção a uma base inferior. Ela também apresenta a tecnologia de OLED impresso, e ainda tem um algoritmo de compensação por meio de inteligência artificial, para que as cores exibidas fiquem mais claras e nítidas.

De acordo com a companhia, o produto tem uma durabilidade para até 100 mil movimentos sem apresentar defeitos, garantindo alguns anos de uso sem preocupações.

Continua após a publicidade

Nenhum dos produtos mostrados tem previsão de venda, sendo apenas tecnologias em desenvolvimento por parte da TCL que podem chegar durante 2022 ou nos anos seguintes aos consumidores finais. Como toda tecnologia nova, claro, o preço não deve ser nada amigável, assim como já acontece com celulares dobráveis e a já comentada TV rolável da LG.

Fonte: EET China