Sony e Panasonic se unem para lançar TVs 8K a tempo da Olimpíada de 2020
O portal Nikkei revelou nesta sexta-feira (26) que Sony e Panasonic se juntarão em uma parceria em conjunto com a emissora japonesa NHK para lançar televisores de ultra-alta definição a tempo da Olimpíada de 2020, que acontecerá em Tóquio.
A revelação ocorre pouco tempo depois de a emissora confirmar que fará a transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 8K. A tecnologia oferece 4 vezes mais resolução que o padrão 4K, que ainda é algo bastante distante da maioria dos consumidores ao redor do mundo.
Para as fabricantes, a união é um esforço para reconquistar a fatia de mercado perdida para rivais sul-coreanas e chinesas, que se tornaram bastante populares na segunda metade da década de 2000. A ideia, portanto, é catapultar as fabricantes japonesas de volta ao ranking de principais fabricantes de aparelhos televisores do mundo.
A expectativa é que as transmissões na nova resolução tenham início no país asiático já em 2018. Até lá, a aliança terá de desenvolver tecnologias que deem conta da quantidade absurda de banda exigida para transportar tanta informação. Para trabalhar nisso, ambas as empresas procurarão parceiros que queiram se juntar a elas na empreitada.
Ainda não está claro qual será a estratégia que será adotada por elas quando lançarem seus televisores, já que atuam e competem no mesmo mercado. Porém, já é sabido que tanto Sony quanto Panasonic planejam aplicar a tecnologia 8K também em seus dispositivos de imagem, como câmeras digitais.
Se a empreitada for bem-sucedida, estamos diante do embrião da próxima geração da tecnologia de transmissão de vídeo.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.