Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review TCL QLED C715 | Smart TV 4K com áudio que surpreende

Por| Editado por Léo Müller | 30 de Setembro de 2021 às 16h10

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A TCL QLED C715 chegou no mercado brasileiro como uma alternativa para quem quer ter uma televisão 4K um pouco mais inteligente. Ela possui Android TV diversas tecnologias adicionais para entregar um conjunto completo em recursos e com preço acessível para uma smart TV.

Porém, o grande diferencial desse modelo é a compatibilidade com o Google Assistente. Essa opção dá a versatilidade de uso da assistente virtual para o público mais moderno e que gosta de se aventurar no ecossistema da casa conectada.

Ficou curioso para saber mais a respeito do produto? Confira a análise completa.

Prós

Continua após a publicidade
  • Volume alto e nítido;
  • Suporte ao Google Assistente;
  • Android TV;
  • Acesso a toda biblioteca de apps da Play Store.

Contras

  • Problema na reprodução de cores gradientes;
  • Tons mais escuros puxam para o cinza;
  • Falta de botões numéricos no controle.

Confira o preço atual da smart TV TCL QLED C715

Continua após a publicidade

Construção e design

A TCL QLED 55C715 chama a atenção de quem está em busca de uma televisão atrativa desde o primeiro contato. Isso porque a fabricante entrega um visual frontal mais limpo — com bordas finas — que dá um aspecto mais premium ao produto.

  • Dimensões (L x P x A): 122,8 x 7,7 x 71,5 cm;
  • Peso: 14,8 kg.
Continua após a publicidade
A TCL QLED C715 traz o visual simples, que já foi trabalhado pela marca em outros modelos, e atrativo. Dessa forma o usuário terá acesso a uma smart TV que entrega o design elegante de modelos mais premium por um preço mais amigável ao bolso da maioria.

As bases da TCL QLED C715 são em liga de metal, e isso permite uma segurança maior na estabilidade ao utilizar a smart TV sobre um móvel. A instalação deles é simples, mas é necessário o uso de dois parafusos em cada pé para a fixação ser efetiva.

Na parte frontal também existe uma barra de som acoplada no canto inferior da TV que pode ser usada para ativar a assistente de voz. A traseira da TCL QLED C715 traz diversas conexões para facilitar a vida do usuário, bem como um botão para ativar ou desativar o microfone embutido, que fica em cima do botão para ligar ou desligar a TV manualmente.

Continua após a publicidade

Algo que causou estranheza nessa televisão foi a presença do cabo de energia do lado oposto às outras conexões da TV. Dessa forma, fica mais difícil realizar a organização dos fios quando diversos dispositivos são conectados nela.

Controle remoto

O controle remoto da TCL QLED C715 segue o mesmo formato visual do acessório utilizado pela Samsung em seus televisores. Dessa forma, o usuário tem acesso a um aparelho mais minimalista em quantidade de botões.

Por este motivo, o usuário perde o acesso aos botões numéricos — que ajudam na troca de canais na smart TV —, e isso dificulta a experiência de uso para quem tem interesse em assistir conteúdo na TV aberta sem precisar passar por todas as emissoras disponíveis.

Continua após a publicidade

Ele é leve, fino e tem como opção energética duas pilhas AAA, aquelas também chamadas de palito. Entre os diferenciais desse controle, estão os botões de atalho para os streamings Netflix e Globoplay, bem como a opção para acionar o Google Assistente.

Conectividade

A TCL QLED C715 tem uma variedade de conexões, permitindo que o usuário tenha acesso a diversas opções para amplificar a experiência de uso. São três portas no formato HDMI 2.0, uma delas com sinal ARC para permitir a transmissão de áudio para dispositivos correspondentes — como soundbar — plugados na TV.

Continua após a publicidade

Além dessas portas, a smart TV tem duas entradas USB-A 2.0, conexão RJ-45 para internet via cabo, RF para antena, áudio L/R, áudio digital e uma 3,5 mm para fones de ouvido, permitindo a utilização do acessório para ouvir conteúdos com maior privacidade.

Quando se trata de conexões sem fio, a TCL QLED C715 está o Bluetooth 5.0, que permite o uso de diversos dispositivos compatíveis. Outro diferencial dessa TV é a presença do Chromecast embutido, no qual o espelhamento de qualquer conteúdo compatível do celular para a televisão facilmente.

Sistema operacional

Continua após a publicidade

Além das características já citadas, a TCL QLED C715 se destaca por entregar ao público o sistema operacional Android TV — baseado no Android 9.0 Pie — embutido na televisão. Dessa forma, o usuário tem acesso a diversas vantagens que facilitam a usabilidade.

Essa interface é oriunda da versão desenvolvida para smartphones, e por este motivo, oferece uma grande familiaridade na navegação bem como a possibilidade de uso dos diversos aplicativos presentes na plataforma da Google.

No uso prático, isso se transforma em uma grande vantagem em relação a outros sistemas presentes no mercado de smart TVs, como o Saphi da Philips, que consegue ser mais limitado do que o SO de origem, o Linux.

Além de ter herdado o funcionamento do sistema do Google, os problemas também chegaram na plataforma. Um deles está relaciona com a inicialização da televisão, que demora mais do que o esperado.

Continua após a publicidade

No uso diário, foi preciso esperar uma média de 30 segundos para a TCL QLED C715 se ativar por completo, pois ela fica por um bom tempo na tela de carregamento para conectar a internet e ativar todos os aplicativos embutidos. E isso acontece toda vez que a TV é ligada.

Uma maneira de inicializar mais rápido é ativando o “Modo de segurança”, porque a televisão carrega tudo que é necessário para o uso em menos de 5 segundos, contrariando a experiência de uso padrão.

Em contrapartida, esse recurso acaba limitando a usabilidade, pois só permite o carregamento dos aplicativos que vieram de fábrica na TV. Assim, caso outros apps sejam necessários no uso diário, vai ser preciso adquirir um pouco de paciência para utilizar essa smart TV.

Continua após a publicidade

Mas, é importante destacar todas as vantagens que o Android TV disponibiliza para o usuário, como a grande compatibilidade com os aplicativos da plataforma, facilitando a instalação de diversos serviços de streaming, e a até mesmo jogos.

Quando se trata de sistema, o Android TV é o mais completo. Ele não permite que o usuário fique refém de limitações, pois qualquer aplicativo desejado pode ser baixado na Play Store sem problemas.

Quem já possui o hábito de utilizar o sistema do Google vai ser interessar bastante pela TCL QLED C715, pois os menus não exigem muito trabalho para encontrar as opções. Mas o acesso aos apps é tem um tempo de resposta bem lento. Então, é preciso clicar e esperar por alguns segundos para que a ação seja realizada.

Continua após a publicidade

Além do Android TV, esse dispositivo tem suporte ao Google Assistente. A assistente virtual da gigante das buscas pode ser ativado manualmente — via controle remoto — ou com a ajuda da barra de som, que tem microfone embutido para permitir o uso de comandos por voz.

O “Ok, Google” traz diversas opções de funcionalidades, e ele pode ser sincronizado com a conta do Google para permitir o acesso a tarefas que estejam agendadas e rotinas relacionadas com outros aparelhos sincronizados ao Google Home.

Dessa forma, a QLED C715 pode ser uma aliada para quem está interessado em desenvolver uma casa conectada, na qual o Google Assistente realiza o controle de tudo que é ligado com o assistente virtual.

Tela

A TCL QLED C715 traz tela de 55 polegadas — a fabricante também disponibiliza uma alternativa maior, com 65 polegadas — com resolução 4K e painel do tipo HVA. Esse formato de tela é bem próximo do VA utilizado pela Samsung, mas promete entrega um pouco mais de definição nas imagens.

Mesmo que essas especificações técnicas sejam interessantes, ela não influencia diretamente na experiência visual. Isso porque a TV QLED tem alguns problemas que podem incomodar no uso cotidiano.

As imagens apresentam uma qualidade abaixo do esperado para um produto com qualidade 4K. Ao reproduzir conteúdos com muitas cores em combinação — gradiente — é possível ver os pixels de forma extremamente incômoda, como se a resolução estivesse em Full HD (1080p).

Outra característica que contraria o esperado são os tons mais escuros, que nos nossos testes ficaram mais voltados para a cor cinza. Isso demonstra que a fidelização de cores não será exibida como o esperado pelos usuários.

Mesmo com esse ponto negativo, existem recursos interessantes na TCL QLED C715, como o Dolby Vision, HDR 10 e HDR 10+. As opções ajudam a melhorar a nitidez da imagem, e permitem que o público consuma conteúdos em streaming com maior qualidade, pois os serviços têm compatibilidade com essas tecnologias.

Sistema de som

Um grande destaque da TCL QLED C715 é o áudio. Apesar dos dois alto-falantes estéreo contarem com 10 W cada, dá para perceber que a fabricante se preocupou em entregar uma experiência sonora diferenciada aos clientes.

No uso prático, foi possível identificar bem os graves e agudos, permitindo uma experiência sonora surpreendente. O impacto do som é bem forte, independentemente do conteúdo em reprodução, e dá uma imersão maior.

O recurso Dolby Atmos está presente nessa smart TV, e permite que um acréscimo na qualidade sonora seja feito. Em alguns conteúdos em que o som é mais voltado para os agudos, é possível sentir um pouco de chiado, mas não afeta a experiência como um todo.

A TCL QLED C715 tem um som que pode ser comparado ao formato utilizado no cinema, e pode ser ainda melhor para usuários que aproveitarão a TV em ambientes mais compactos. Essa qualidade sonora faz o home theater ser uma alternativa e não uma necessidade.

Concorrentes diretos

A TCL QLED C715 possui duas grandes concorrentes no mercado brasileiro. Porém, é importante destacar que ambas são comercializadas por preços maiores do que o cobrado pelo modelo analisado.

Uma das opções é a LG 55nano85, que consegue chamar a atenção por exibir imagens com maior nitidez. Outra característica interessante tem a ver com a taxa de atualização de 120 Hz, pois essa frequência maior da TV permite aproveitamento da performance dos consoles PS5 e Xbox Series X ao máximo.

Porém, a diferença de preço dela para TCL ultrapassa R$ 1.000, e isso precisa ser analisado pelo usuário no momento da compra, já que diversas melhorias serão alcançadas com o investimento maior na smart TV da sul-coreana.

Outra opção é a Samsung QLED 4K 50Q60T, que tem um painel parecido com o da TCL, mas ganha em nitidez. Outra característica é a compatibilidade com o Google Assistente e Alexa, criando uma versatilidade para o usuário escolher qual assistente virtual é a mais interessante para o seu uso diário.

O preço é mais próximo da TCL QLED C715, mas ainda é vista nas varejistas com uma diferença acima de R$ 500, demonstrando que nesta faixa de preço a TCL ainda tem o melhor custo-benefício.

Conclusão

A QLED C715 é uma boa smart TV custo-benefício. A imagem não possui a mesma nitidez de outros modelos 4K, mas a marca consegue entregar ao usuário uma alternativa de QLED mais acessível ao público brasileiro.

O sistema operacional Android TV permite que os compradores tenham acesso à interface dos smartphones, e recebam em benefício a vasta biblioteca de aplicativos e jogos da Play Store. Entretanto, a navegabilidade não é rápida, e isso gera a necessidade de uma paciência adicional para navegar no dia a dia.

A qualidade sonora surpreende quem gosta de assistir filmes e séries, pois a força dos alto-falantes proporciona uma imersão atrativa. Dessa forma, o público tem uma TV acessível e com som que é uma boa referência ao presente em cinemas.

Mesmo com características interessantes, a QLED C715 só vale a pena se estiver custando menos de R$ 3.700, pois dessa forma é interessante ter um áudio atrativo e uma interface familiar em detrimento da alta nitidez de imagem.

Gostou da TCL QLED C715? Então, confira a oferta que separamos para você no link abaixo: