Publicidade

Google TV Streamer é lançado com Ethernet e funções de casa inteligente

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google acaba de apresentar seu sucessor para o Chromecast. Trata-se do Google TV Streamer, que traz um formato diferente e recursos integrados de casa inteligente.

Para essa geração, a empresa decidiu abandonar o formato mais compacto do Chromecast, e passou a apostar em algo mais próximo de uma TV Box — ou seja, que fica acima de uma superfície, e não atrás da TV.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A mudança também viabiliza a implementação de uma porta Ethernet para conexões de internet cabeadas com maior velocidade e estabilidade. Isso deve garantir a visualização de filmes e séries com menos travamentos, além de entregar uma experiência mais suave na hora de rodar jogos em nuvem, por exemplo.

O outro ponto que concentra as maiores mudanças está na integração com o Google Home, incluindo um painel lateral exclusivo para controlar câmeras, lâmpadas e outros dispositivos inteligentes. Há suporte para o protocolo Thread, que unifica os ajustes de itens de diferentes marcas sem ser necessária uma central de gerenciamento.

O controle remoto poderá ser achado com mais facilidade no meio das almofadas, já que ganhou a possibilidade de emitir um ruído caso um botão no próprio TV Streamer seja pressionado.

O acessório também ganhou um acabamento mais sofisticado com textura na parte traseira, um botão reconfigurável extra e comandos de volume na seção frontal — no Chromecast anterior, eles ficavam na lateral.

Como não poderia ser diferente, a inteligência artificial (IA) também está muito presente por meio do sistema operacional Google TV. Com ela, há como receber recomendações personalizadas, sinopses geradas pelo Gemini e planos de fundo com imagens criadas por IA.

No mais, o Google TV Streamer também ganhou atualizações de performance, que já eram bastante solicitadas por pessoas que usam o Chromecast. A nova geração ganhou um processador com CPU 22% mais rápida, além de armazenamento interno de 32 GB (contra 8 GB da geração anterior).

Continua após a publicidade

O gadget mantém a resolução 4K, além do suporte para HDR, Dolby Atmos e som espacial quando integrado aos Pixel Buds.

Preços e disponibilidade

O produto será vendido a partir de 24 de setembro em duas opções de cores: Porcelain (bege) e Hazel (cinza). Seu preço oficial é de US$ 99, aproximadamente R$ 560 em conversão direta.

Não há previsão para vendas no Brasil, e o Google não tem um histórico tão extenso de produtos comercializados no país: o Chromecast 4K com Google TV, por exemplo, sequer chegou oficialmente ao território nacional.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*