Chinesa derruba Samsung do top 1 global de TVs; veja quem é a nova líder
Por Vinícius Moschen |

De acordo com um novo relatório da agência de mercado Counterpoint Research, a TCL superou a Samsung e tornou-se a líder em remessas globais de TVs em dezembro de 2025. Analistas ressaltaram que este é o resultado de um crescimento estável da marca chinesa ao longo do último ano.
Com isso, a TCL atingiu 16% da fatia de mercado em dezembro, enquanto a Samsung registrou 13% de participação.
Um cenário similar foi observado em dezembro de 2024, quando as empresas registraram 15% e 12% de participação, respectivamente.
Para atingir esse resultado, a TCL apresentou um crescimento de 10% em suas remessas durante o último mês do ano. O desempenho foi impulsionado por vendas nas regiões da Ásia-Pacífico (APAC), Ásia Ocidental, China e África.
Além disso, a liderança também foi associada à sazonalidade de final de ano, e à aplicação de promoções consideradas agressivas. A empresa ainda manteve domínio nos segmentos de baixo e médio custo com tecnologia LCD, além do foco em telas ultra-grandes, acima de 100 polegadas.
Samsung no mercado de TVs
Embora seja considerada uma empresa com dominância histórica e financeira no mercado, a Samsung viu sua participação cair quatro pontos percentuais em relação ao mês anterior. Isso ocorreu mesmo após alta de 8% nas remessas de dezembro.
No acumulado do quarto trimestre de 2025, a Samsung superou a TCL, e enviou 2% mais TVs do que no mesmo período de 2024.
Analistas apontam que a estratégia da Samsung é diferente: a companhia preserva a liderança em valor e lucratividade ao priorizar tecnologias de ponta, com foco em modelos QD-OLED, WOLED e MiniLED de alto padrão.
Outras empresas presentes no top 4 incluem:
- Hisense: ocupou a terceira colocação em dezembro, mas foi a única entre as cinco principais a registrar retração anual, com queda de 23% nas remessas e perda de 3 pontos percentuais de fatia de mercado. Mesmo assim, manteve a liderança na China;
- LG: registrou crescimento marginal e assegurou a quarta colocação ao ficar com 8% do mercado global. A empresa segue a estratégia da Samsung ao concentrar esforços em modelos OLED de maior valor agregado.
Panorama global e futuro
Ao considerar todas as marcas, as vendas globais de TVs tiveram uma retração no volume total de remessas, com leve queda de 0,13% durante o ano de 2025.
No entanto, o mês de dezembro em específico registrou um aumento de 1,6% nas remessas anuais, quando comparadas com o mesmo período do ano anterior.
Para o futuro, o mercado pode ser moldado pela parceria entre TCL e Sony, cujas operações conjuntas têm previsão de início em abril de 2027. A partir de então, a empresa chinesa deve assumir 51% da marca BRAVIA até março de 2026.
De acordo com Bob O’Brien, Diretor de Pesquisa da Counterpoint, a movimentação deve causar alterações mais perceptíveis no segmento de TVs de alto custo:
"Se a TCL fortalecer gradualmente sua presença no segmento premium por meio de sua aliança com a Sony, poderá representar uma ameaça competitiva maior para a Samsung no futuro", ressaltou o especialista.