O fim do set-top box?

Por Redação | 01 de Agosto de 2012 às 16h35

Será o fim do set-top box, o famoso aparelhinho que transforma sinal em conteúdo a ser exibido na tela da TV? De acordo com Milton Neto, gerente geral de SmartTVs da LG, a tecnologia avança em direção a uma melhoria considerável de performance de aparelhos de TV, que permitem incorporar esse hardware nos novos televisores. Se tal tecnologia for aperfeiçoada, poderá chegar até mesmo o momento em que os consoles de videogame também serão extintos. Saiu no Tela Viva.

"Os jogos estão ficando cada vez mais próximos do console, talvez a TV já tenha capacidade de processamento para isso", diz Neto. Ele afirma que, devido aos aparelhos com memória de 2 GB e processador dual-core interno, já existem projetos que pretendem incorporar o set-top box às TVs. E salienta: "Temos de ver o cliente. Vale a pena tirar a caixinha? Mas estamos cada vez mais próximos em capacidade".

Atualmente, um trabalho conjunto entre fabricantes de televisores como LG, Sharp e Philips procura estabelecer uma plataforma comum para facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Se a "caixinha" estiver mesmo com os dias contados e as TVs começarem a evoluir de modo a trazerem consoles e jogos embutidos, podemos esperar para assistir nossos programas favoritos em uma espécie de "tablet gigante" pendurado na parde.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.