Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Heavy users terão que pagar por planos mais caros de banda larga, diz Vivo

Por| 09 de Abril de 2016 às 09h02

Link copiado!

Heavy users terão que pagar por planos mais caros de banda larga, diz Vivo
Heavy users terão que pagar por planos mais caros de banda larga, diz Vivo

A notícia de que as operadoras nacionais passariam a cobrar pelas assinaturas de internet banda larga de acordo com franquia de dados não tem causado a melhor das reações junto aos usuários. Para complicar, a Vivo resolveu deixar bem claro que os heavy users - aqueles que usam streaming em alta resolução no Netflix e baixam games online, por exemplo - terão que pagar mais caso queiram manter o alto uso.

A informação foi dada por Christian Gebara, executivo da Telefônica/Vivo responsável pela fusão da companhia com a operadora GVT, em uma entrevista exclusiva ao Tecnoblog. Na conversa, ele confirmou que usuários de streaming deverão pagar por planos mais caros, mas acredita que apenas “uma porcentagem muito baixa” dos usuários será prejudicada, enquanto quem faz um uso “leve” da conexão acabará saindo beneficiado.

No entanto, mesmo quem utiliza a internet basicamente para conferir e-mails e redes sociais não escapa de assistir a vídeos no YouTube, e em tempos de Netflix certamente uma grande parcela da população utiliza essa ou outras plataformas similares para assistir a filmes e séries online.

“A ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que precisar”, explicou o executivo, que também acredita que a adoção de limite de dados em internet fixa seja uma tendência mundial e um caminho sem volta.

Continua após a publicidade

“Grandes operadoras do mundo, inclusive do Grupo Telefônica, já estão acabando com o tráfego ilimitado e adotando franquias”, disse Gebara, que desconversou após o entrevistador mostrar que caso o usuário faça o download de um único jogo na Xbox Live ou na PlayStation Network, ele passará da franquia de 50 GB oferecida.

Já quanto à redução da velocidade ou corte do acesso após ultrapassar o limite da franquia ferir o Marco Civil da Internet, o executivo não pôde responder pois, nesse ponto da entrevista, a assessoria de imprensa interrompeu a conversa por “fugir do escopo inicial da entrevista”, prometendo futuramente fornecer mais informações sobre a franquia de banda larga fixa.

Confira nesta matéria especial do Canaltech tudo o que você precisa saber sobre o a nova cobrança de franquias na internet fixa brasileira.

Fonte: Tecnoblog