Tim e Oi têm acordo de compartilhamento de infraestrutura aprovado pelo Cade

Por Ares Saturno | 07 de Novembro de 2018 às 14h17

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na manhã desta quarta-feira (7) o compartilhamento de redes 4G entre a TIM e a Oi. Segundo o acordo, uma empresa poderá fazer uso das redes de 4G e outras estruturas da concorrente para ofertar melhores serviços aos seus próprios clientes.

A medida beneficia os usuários de tecnologias telecom em todo o Brasil. Segundo o relator da proposta aprovada, o conselheiro João Paulo de Resende, do Cade, o acordo pode trazer algumas preocupações do ponto de vista corporativo, por serem as empresas concorrentes, mas que o compartilhamento pode gerar ganhos de eficiência na prestação do serviço: “Temos evidências empíricas, fornecidas pela Anatel, apontando que desde que o compartilhamento começou a ser implementado, o custo do minuto de tráfego para o cliente de ambas as empresas tem diminuído”, disse o relator.

Mas, aparentemente, a Tim e a Oi também têm vantagens no novo modelo de negócios: a expectativa é que os gastos operacionais sejam menores, sem a necessidade de interromper a ampliação de cobertura. O texto original, que fora apresentado pelas próprias empresas, já visava o compartilhamento da rede física das operadoras, recebeu aditivos antes de ser aprovado pelo Conselho.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: UOL

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.