Publicidade

Starlink no celular não funciona direito, dizem usuários do serviço de Elon Musk

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Starlink no celular não funciona direito, dizem usuários do serviço de Elon Musk
Starlink no celular não funciona direito, dizem usuários do serviço de Elon Musk
Elon Musk

Reclamações online feitas nos últimos dias indicam que o serviço de internet via satélite da Starlink para celulares não tem fornecido a qualidade desejada. Os relatos foram feitos por consumidores nos Estados Unidos, onde a empresa tem parceria com a operadora T-Mobile

O objetivo da colaboração é fazer com que os clientes da T-Mobile tenham sinal de comunicação disponível mesmo em áreas mais remotas, onde a rede móvel tradicional não alcança. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Desde dezembro do ano passado, a funcionalidade está disponível em fase beta, e por isso está mais suscetível a falhas. Os serviços completos devem ser lançados em julho deste ano. 

Contudo, parece que as empresas ainda precisarão usar o tempo restante para aprimorar suas tecnologias. O perfil “lordhamster1977”, no Reddit, relatou sua experiência:

“Eu levei minha família para uma viagem em locais sem nenhuma cobertura de internet, e achei que seria a chance perfeita de testar o serviço de comunicação via satélite da T-Mobile e Starlink.  Spoiler: é uma bagunça. O Death Valley parecia o lugar ideal para testar, com céu aberto e nenhuma interferência. Embora o ícone mostrasse uma ou duas barras de sinal, nenhum SMS ou iMessage foi enviado.”

Por se tratar de um serviço em fase beta, é possível que melhorias sejam implementadas nas próximas semanas. A T-Mobile e a Starlink não se posicionaram sobre o tema. 

Celulares avançados permitem mensagens via satélite

Além dos serviços da Starlink, alguns modelos de celulares avançados já contam com serviços de mensagens via satélite. 

É o caso dos iPhones mais recentes, por meio do SOS Emergência via satélite. Ele é voltado para situações urgentes, com a possibilidade de enviar textos curtos para serviços locais de resgate, por exemplo. 

Continua após a publicidade

A Samsung disponibiliza uma solução semelhante para a linha Galaxy S25, também com foco em emergências. Nesse caso, o serviço é fornecido por meio de um chip da Qualcomm contido nos celulares, e a infraestrutura é da provedora Skylo.

Leia mais no Canaltech:

Saiba como bloquear todas as ligações em celulares Android:

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*